Varizes – doem suas pernas a noite?

Tratamento de varizes

Você conhece alguem, que vive bem sem comida e sem ar para respirar?

 

 

„Estes, que acham que não tem tempo para movimentar seu corpo, vão posteriormente, mais cedo ou mais tarde, ter que reservar bastante tempo para tratar todas suas doenças.”                                                                                                                                                                                                                  (Edward Stanley (1826-1893), 15. Earl of Derby)

 

Você conhece essas pernas dolorosas, cansadas, inquietas, com câimbras e edemas em pés e pernas, especialmente à tarde e durante a noite. A causa é a má função da circulação sanguínea. Esta pode levar a consequências como erisipelas recorrentes, tromboses e até embolia pulmonar e morte. Pela má circulação sofrem os próprios vasos, os músculos, o tecido conetivo, a pele das pernas e pés e as articulações por falta de alimentação e respiração.

 

Normalmente o sangue venoso deve voltar logo ao coração, para se enriquecer com alimento, que vem do fígado, e com oxigênio nos pulmões.
Esta volta é parcialmente impossibilitada pela insuficiência de válvulas em certos grupos de vasos comunicantes na perna e coxa. Estes unem os vasos superficiais com os vasos profundos (veja desenho). Em vez de subir continuamente em direção ao coração, o sangue volta pelas válvulas defeituosas e dificulta a chegada de sangue novo, rico em alimento e oxigênio.
Nunca vem bastante sangue novo bom aos pés, pernas e coxas afetadas.

 

A válvula defeituosa da veia não deixa o sangue circular

 

Pessoas com varicose, mas sem tratamento diário, vivem em perigo grande de dor e degeneração precoce das pernas. E é tão fácil de prevenir.

Aqui um desenho para mostrar a situação de veias saudáveis e de veias com defeito de uma válvula. As válvulas saudáveis permitem, que o sangue gasto, pobre em oxigênio e sustâncias nutritivas, saia rumo ao fígado e coração e deixe chegar o novo sangue, rico em oxigênio e alimentos.

 

Ninguém vive sem respiração e alimentação adequadas, tampouco as pernas.

 

 

Veia saudável e veia doente

Em consequência da péssima alimentação sofrem todos os tecidos e você sente seu sofrimento todo dia pelo desconforto acima mencionado. O pior é, que em lugares, onde por falta de alimento e oxigênio morrem células, pouco a pouco tecido nobre será substituído por tecido barato, por cicatrizes internas. Assim os vasos endurecem com o tempo, a musculatura e pele degeneram e pode se abrir uma úlcera na perna.

Nas veias saudáveis:

  • O sangue corre
  • a alimentação de todos os tecidos é boa
  • O perigo de trombose é mínimo
  • O perigo de embolia pulmonar é mínimo

 

 

Úlcera da perna em lugar típico

Em veias com válvulas defeituosas:

  • O sangue fica parado
  • As células não podem respirar bastante oxigênio
  • As células ficam sem alimentação suficiente
  • O perigo de trombose está grande
  • O perigo de embolia pulmonar é grande

 

Consequências:

  • Pernas dolorosas, cansadas, inquietas, câimbras, edemas nas pernas após sentar muito  tempo
  • Degeneração e destruição das veias, degeneração precoce das articulações,  tromboses, úlceras, embolia pulmonar

 


Uma úlcera venosa cura somente com mais compressão, mais alimento e mais oxigênio.

 

A melhor forma de forçar o sangue velho voltar ao coração e ceder lugar ao sangue novo é o uso de meias de compressão, associado a caminhadas diárias.Isto especialmente em caso de úlceras ou outras doenças da pele.

 

Quem compreende a situação patológica e se molesta usando as meias de compressão, evita dores e maiores danos posteriores.

 

Sim, no começo é um tanto difícil de acostumar-se a esta pressão danada das meias e ainda no clima tropical. O segredo é ficar realmente de acordo com esta terapia. O entendido vai assim preservar seus vasos, musculatura, pele e articulações contra a degeneração precoce e a má-função.
Prometo: após pouco tempo você se acostumará ao uso das meias. Já na primeira noite você vai sentir a diferença.

 

A musculatura grossa da perna trabalha como um “segundo coração”. Ao caminhar ajuda o sangue velho voltar e a novo chegar

Terapia de varizes sem caminhadas diárias é somente a metade da terapia.

 

A terapia de compressão é bem mais eficiente, acompanhada de caminhadas. Fazer diariamente suas caminhadas é por isto uma ideia ótima.
Já que natureza nos aperfeiçoou para poder buscar comida e isto – claro – andando, subindo em árvores, cavando na terra, correndo atrás de animais pequenos e grandes, ela preparou os músculos das panturrilhas, chamados “o segundo coração”, para ajudarem a bombear o sangue gasto durante a atividade física em direção ao coração e a descongestionar assim os tecidos, permitindo a chegada fácil do sangue novo.

 

Existem meias de vários cumprimentos. A meia até o joelho basta em geral

Dicas:

  • É aconselhável de ir logo cedo para definir na loja ortopédica as medidas das meias, antes de se formarem as edemas nas pernas. Após cirurgia das varizes são seis meses de compressão recomendados.
  • Lavar as meias toda noite com um sabão neutro, p.ex. de coco, e vestir as secas pela manhã novamente, ajuda a prolongar a elasticidade delas.
  • Eu mesmo uso e recomendo o uso contínuo destas meias durante a vida toda para evitar cirurgias desnecessárias.

 

E o que fazer em caso de uma úlcera na perna varicosa? Fazer compressão da perna ou não?

 

Os dermatologistas informam, que toda doença da pele numa perna com varicose somente cura bem, se a alimentação desta perna será melhorada, ou seja com uma meia de compressão vestida.
E que não existe úlcera em perna varicosa, que não sare mais cedo ou mais tarde com compressão adequada.

Compressão adequada significa: Vestir a meia de compressão logo ao sair da cama pela manhã e tirar a meia somente à noite para tomar depois banho e ir para a cama.
Claro, uma irrigação sanguínea boa, fornecida por artérias boas, é absolutamente necessária. Caso que também as artérias da perna são comprometidas, fale com seu especialista.

 

Comprimidos para melhorar a circulação sanguínea tem pouco efeito. O que bem melhora a circulação, é a caminhada.

 

Muitos pacientes contam, que estiveram durante semanas num hospital internados por causa das úlceras venosas que não sararam. Saíram do hospital com a cicatriz ainda muito nova, violável, e a úlcera abriu em casa novamente.

 

A úlcera da perna coberta com curativo e uma meia de nylon acima do curativo permite vestir facilmente a meia de compressão
Aprendi curar as úlceras da perna varicosa desta maneira:

1. Lave a perna com a úlcera somente com água e enxugue cuidadosamente.
2. Aplique o creme cicatrizante na úlcera (ou óleo de Canola), cubra a ferida com bastante gaze estéril.
3. Coloque uma faixa fina.
4. Coloque uma meia de nailon acima da faixa, daquelas bem lisas, que você usou na sua juventude.
5. Acima da meia de nailon veste a meia de compressão agora bem facilmente, com pouca ficção.
6. A noite retire o curativo molhado logo após banho e renove.

 

 

 

 

 

A cirurgia vascular abre o caminho para uma úlcera crônica sarar
Cirurgia de varizes é necessária?

 

Cirurgia vascular permite a cura de úlceras, que mesmo com compressão adequada demoram a sarar. Existen úlceras venosas que por alterações segundárias como p.ex. fibrose dificilmente curam. Neste caso a cirurgia vascular seguida da boa compressão permite a cura mais rápida destas úlceras.

A cirurgia não pode dar nenhuma garantia, que outras válvulas não estraguem logo ou após pouco tempo.
Perguntados após cinco anos de uma cirurgia sobre a qualidade de vida, os pacientes tratados com Laser ou cirurgia foram mais contentes que os tratados com espuma. A terapia com Laser parece melhor aceita.

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados