Ansiedade – Síndrome de hiperventilação

Ansiedade e pânico – Síndrome de hiperventilação

Recomendações para viver mais tranquilo

 

 

Recomendo ler e reler esta informação cada vez se você sente a ansiedade e o pânico subir.

 

Ansiedade e pânico ativam um reflexo ancestral: a preparação para fuga e luta

Você conhece isto! Aparentemente sem motivo, talvez despertando de um sono durante a noite, de repente as mãos ficam úmidas, o peito apertado, você tem dificuldade de respirar, precisa respirar fundo.

Dor de cabeça opressiva, como apertada por um anel de ferro. O estômago pesado como uma pedra.

O coração pula, você tem a sensação que vai parar logo. Dá medo de se movimentar. Talvez  você sente o pulso batendo forte no pescoço e nas têmporas. A boca seca, os lábios formigam, braços e pernas pesados, rígidos, talvez também formigando.

Algumas pessoas são pegos enquanto leem no sofá, adormecidos na cama ou até mesmo ao despertar. O fim da vida parece próximo…

 

Explicações:

Em caso de stress, tensão interna por alguma coisa ou ataque ao corpo p.ex. por uma virose nosso cérebro pode interpretar a situação como perigosa. Aí vai ativar um reflexo chamado “Preparação para fuga e luta”. O sentido deste reflexo é salvar o indivíduo de um suposto perigo de vida.

Com o reflexo ativado aumenta a respiração e a pressão arterial, o corpo se prepara no instante para lutar ou fugir.

Pela respiração aumentada entra agora com o ar mais oxigênio e sai mais dióxido carbônico.

Os vasos da musculatura abrem-se ao máximo para garantir o melhor abastecimento durante a corrida ou luta. Os vasos para os intestinos e rins fecham quase completamente: Não existe tempo para comer, digerir, defecar, urinar ou procriar.

 

Com a perda de dióxido carbônico pela respiração o sangue perde acidez, fica assim um pouco mais alcalino.

Ácido carbônico está composto de dióxido carbônico e água. Você conhece ácido carbônico dos refrigerantes. No começo o refrigerante está bem picante, após meia hora bem mais aguado. O dióxido carbônico saiu, a água ficou.

 

Nosso corpo usa ácido carbônico e seu sal, o bicarbonato, para manter o sangue num equilíbrio definido entre acidez e alcalinidade.

Pela corrida ou luta o corpo produz mais ácido láctico nos músculos. Caso que sangue e musculatura estão demais ácidos, a musculatura deixa de funcionar normalmente. Sangue mais alcalino está muito útil nesta situação: o indivíduo pode fugir ou lutar durante mais tempo antes de se entregar.

 

Caso o indivíduo foge ou luta agora, seu corpo está perfeitamente preparado. Caso contrário, se o indivíduo fica parado, sem fugir ou lutar, estes preparativos tornam-se contra o próprio corpo.

Começam aí os problemas:
Cálcio tem um papel importante no isolamento dos nervos, nossos fios elétricos do corpo. Cálcio funciona como uma tampa isoladora destes fios em certos pontos, chamados  “anéis de Ranvier“. Em ambiente mais alcalino sai o cálcio, a tampa, dos pontos de isolamento e os nervos ficam desprotegidos.

 

Começam ações irregulares sem serem mandados pelo cérebro (curtos-circuitos).

Os curtos-circuitos elétricos dos nervos causam sensações assustadoras no corpo – Wikipedia

Devido a esta “confusão elétrica” o indivíduo começa sentir várias sensações desagradáveis:

Começa p.ex. dor de estômago forte e o coração pula como se quisesse parar. O indivíduo tem um medo enorme de se movimentar achando que vai morrer. Pode sentir o peito fechado até o pescoço com a sensação de falta de ar.

Os lábios podem ficar com ou sem formigamento e uma dor de cabeça forte pode surgir na nuca pela tensão muscular.

O indivíduo sente braços e pernas pesados, mais duros, com ou sem formigamento. No braço esquerdo o direito, sempre no lado menos ativo do corpo, podem começar irradiações de dor que podem lembrar dor de infarto de coração.

Atenção: Caso que você é paciente com doença cardíaca diagnosticada ou sente estas sensações a primeira vez na vida, procure ajuda médica.

Em caso de ansiedade é a regra, que todos os exames cardiológicos e endocrinológicos não mostraram nada patológico.

 

Os sintomas pioram, se o indivíduo respira mais e mais pela ansiedade e pelo medo de morrer.

O paciente pode até cair inconsciente. Mas no estado de inconsciência terminam o medo e assim também a hiperventilação.

Um centro bem ancestral no cérebro reconhece a desordem no sangue e freia a respiração até tudo ficar bem normalizado. Já que o indivíduo continua com vida, produzindo dióxido carbônico o tempo todo, a pessoa vai despertar após  até 30 a 40 segundos de apneia – agora com sangue normalizado. E sempre vivo.

 

Mensagem: Ninguém jamais morreu pela síndrome de hiperventilação.

Pánico e depresssão são distúrbios metabólicos reversíveis numa região cerebral chamada amigdala, parte do sistema límbico, onde as emoções são processadas.

Lembre: No mundo todo aumentam ansiedade, pânico e doenças neurodegenerativas. Uma das causas principais é nosso novo estilo de vida. Somos preparados e programados pela natureza para buscar nosso sustento na luz do dia, caminhando em dois pés.

Com a falta de atividade física pelas comodidades da vida moderna começam no corpo humano todas as programações, previstas para buscar comida, criar problemas metabólicos. Os nossos genes não conhecem uma vida sem fome e sem movimento.

Modificações genéticas não acontecem rapidamente. Nos últimos 100.000 a 70.000 anos não houve modificações genéticas relevantes no nosso organismo.

 

Medidas simples para frear esta síndrome:

  • Correr ou lutar. Para isto o corpo está preparado no momento do pânico surgir.
  • Fechar a boca e respirar o mínimo pelo nariz, mesmo contra a própria vontade.
  • Desviar a atenção.
  • Colocar um saco grande de papel acima de boca e nariz e respirar normalmente = recuperar assim rapidamente o dióxido carbônico e normalizar a taxa do oxigênio no sangue.
    (Observação: Nunca use um saco pequeno nem um de plástico).
  • Avaliar o próprio estilo de vida. Quer continuar assim a vida toda? Aguentar com este stress crônico? Quer viver talvez a vida toda a base de medicamentos viciantes?
    Pense sobre modificações. Comece com o primeiro passo hoje.
  • Todos os estudos mostram claramente que atividade física, em especial a caminhada diária na luz do dia, melhora com grande eficácia doenças psiquiátricas como ansiedade, depressão e ajuda também no tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas mais graves. A causa? Somos preparados como todo ser vivo para buscar o próprio alimento. E já que ninguém de nós sabe voar nem como peixe nadar, a natureza previu para nós a caminhada. Nos genes são previstos 10 a 20 a 30 km por dia, imagine!

 

Para poder melhorar precisam ansiedade e pânico a luz do dia e atividade física

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados