Dor em ombros e braços? – Síndrome cervicobraquial

Dor em ombros e braços? – Síndrome cervicobraquial

O que acontece, quando você não alonga?

 

O estado de músculos e tendões é o resultado das nossas atividades cotidianas
(Roland Liebscher, engenheiro mecânico e um dos fisioterapeutas mais conhecidos da Alemanha)

 

 

A dor de nuca para ombro é braço é permanente até diminuir a compressão dos nervos

A natureza preparou todo ser vivo do planeta para somente duas ações: poder buscar comida e poder procriar. O resto a interessa pouco.

Caso que obedecemos às ordens genéticas do nosso corpo, caso que ficamos ativos todo dia, movimentando nosso corpo como previsto pela natureza, equilibrando-o após o trabalho monótono num escritório ou numa fábrica, aí ficará toda nossa musculatura em bom equilíbrio. E nós ficamos sem dor.

Caso que não gostamos obedecer às ordens, escritas nos próprios genes de cada célula do nosso corpo, vêm dor e degeneração precoce.

 

Um exemplo da dor e degeneração precoce é a síndrome cervicobraquial ou síndrome de nuca-ombro-braço, na literatura internacional conhecido como “thoracic outlet syndrome”.

Os nossos antecedentes dos tempos de caverna, geneticamente idênticos com o homem moderno, andaram todo dia para buscar os alimentos para o sustento da família ou do grupo. Correram atrás de insetos e pequenos animais, colheram folhas, cavaram na terra para encontrar tubérculos e raízes, subiram em árvores para pegar frutas. Involuntariamente eles treinaram o corpo todo. Tudo ficou em equilíbrio perfeito.

Andar em dois pés é um ato muito recente. Os reflexos do animal quadrúpede são ainda ativos em todos nós. Caso que não movimentamos todo dia, uma parte da musculatura chamada tônica contrai mais e mais com o tempo. Os antagonistas terão mais trabalho e ficam sobrecarregados.

Pelo encurtamento dos músculos Scaleni no pescoço diminui a distância entre clavícula e primeira costela: nervos e vasos começam sofrer pela compressão

Caso um músculo trabalha demais, ele adoece. Quando ele trabalha pouco demais, ele adoece também.

Eexistem três estreitos naturais para o conjunto de nervos, artéria e veia que vai para o braço (veja imagem ao lado de cima para baixo):

1. O triângulo entre os músculos scaleni
2. O espaço entre clavícula e primeira costela
3. O estreito entre torax e músculo peitoral menor

O mais importante é o primeiro, o triângulo entre os Scaleni.

No caso da síndrome cervicobraquial encurtam principalmente os músculos Scaleni. O trabalho deles é levantar a primeira e segunda costela para facilitar a respiração, especialmente na corrida. Quando contraídos demais, diminui o espaço entre eles. Adicionalmente diminui o espaço entre clavícula e primeira costela. Artéria, veia e o conjunto de nervos do braço serão comprimidos.

A pressão arterial é forte, o sangue entra assim no braço. A veia não tem muita pressão. Caso que os Scaleni são encurtados, o sangue “estanca” no braço e despertamos com a mão inchada ou a sensação de não poder fechar a mão. Os nervos no arredor da artéria (veja o desenho) produzem uma dor cansada e contínua ou uma dor aguda, insuportável. A mão p.ex. de uma pessoa com paralise do braço após AVC é por esta causa frequentemente inchada e o braço todo dolorido.

Quadros clínicos bem mais raros podem ser causados por uma pequena costela adicional no pescoço inferior, por degeneração fibrótica de músculos ou por degeneração dos vasos por trombose ou fibrose. Sobre estes situações especiais não quero falar aqui.

 

A única maneira de tratar esta situação satisfatoriamente é o alongamento dos músculos Scaleni. Quando eles estão mais alongados, diminui a compressão dos nervos e da veia. Com o tempo diminuirá a dor assim.

A dor típica da síndrome cervicobraquial. Somente a descompressão dos nervos do braço pode ajudar.

Quando você começará com os alongamentos, não espere, que os alongamentos sejam agradáveis. Eles doem. Alongue assim que você fique numa escala de dor entre 0 (nenhuma dor) e 10 (dor máxima imaginável) sempre entre oito e nove.
Treinamento no seu nível individual 8 (oito) é o mais comprovado.

Caso que não pode mais sorrir, você treina duro demais.

Massagens dos pontos gatilho facilitam o alongamento de musculatura. Mas fale antes com um fisioterapeuta ou comigo para saber como massagear os pontos gatilho dos Scaleni, pois a região do pescoço precisa uns conhecimentos anatômicos, já que vasos muito importantes passam por esta região.

 

Quem começa hoje treinar, espere uma melhora real somente após um a dois meses.

Uma massagem bem feita da musculatura de nuca e ombros, aplicada por um massagista profissional bom, pode ajudar a acelerar a melhora. Eu mesmo precisei sem massagem quase seis meses, até a dor nos braços e especialmente na articulação dos meus polegares (rizartrose) desapareceu. Hoje posso movimentar os polegares sem dor, não preciso fazer  a cirurgia que está muitas vezes aplicada neste caso.

 

Aqui umas dicas para começar o tratamento de nuca e ombros. Desejo para você um êxito rápido.

 

Os exercícios diários para o alongamento da musculatura da nuca

 

A coluna é como uma corrente. Uma mudança na posição acima traz mudanças na posição de cada membro da corrente.

Para ficar com postura boa não basta aliviar somente a musculatura do tronco superior. Precisa tratar e alongar a musculatura do tronco inferior e das pernas também.
Aqui os alongamentos para o corpo todo. De preferência exercitar na cama, antes de levantar e antes de dormir.

 

Os exercícios diários para o alongamentos dos músculos do peito e tronco superior

 

Musculatura abdominal preparada e treinada diminui o trabalho da musculatura dorsal, diminui assim a probabilidade de dor lombar
Andar de bicicleta deitado treina a musculatura abdominal e movimenta a coluna dorsal sem forçar demais

Este exercício treina a musculatura abdominal sem sobrecarregar sua condição física, deixa sua musculatura abdominal saudável e evita o encurtamento muscular dorsal. A coluna vertebral é como uma cadeia: A ma postura abaixo influencia a postura acima.

Treine assim toda manhã na sua cama. Comece p.ex. com 20 rodadas e aumente lentamente para chegar a 100 rodadas todo dia. Cuide que seu cotovelo se acerque ou toque cada vez no joelho oposto.

O exercício deixa os discos vertebrais e a cartilagem de todas as articulações bem alimentados, já que estes, similar a esponjas, por pressão deságuem e se enchem com novo líquido durante o relaxamento.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados