Dor muscular – a causa são pontos-gatilho

Dor muscular – a causa são pontos-gatilho

Como você pode-se livrar de dores crônicas

 

Desenho de pontos-gatilho vistos pelo microscópio eletrônico. A imagem esta tirada do meu livro alemão “Clair & Amber Davis, Arbeitsbuch Triggerpunkt-Therapie”, edição 2008: A = fibras musculares normais. B = Pontos-gatilho, nódulos em máxima contração em fibras musculares. C = As mesmas fibras musculares demais estiradas.

Numa musculatura não preparada, destreinada, ou numa musculatura treinada, mas não esquentada, podem-se facilmente formar estes nódulos musculares, chamados pontos-gatilho ou pontos-gatilho miofasciais. Especialmente por uma distensão forte repentina.
A palavra ponto-gatilho significa que é o ponto responsável, de onde nasce a dor muscular. ‘Mio’ significa musculatura, ‘fascial’ vem da palavra fáscia que é a membrana fina ou grosso que recobre um músculo.

Toda dor muscular nasce destes nódulos mínimos em fibras musculares.

A formação de pontos-gatilho acontece por sobrecarrego ou por distensão muscular aguda.

Os nódulos podem permanecer durante meses e anos causando dor, caso que não são adequadamente tratados.  Apertando um ponto-gatilho, a pressão pode provocar uma dor inesperada, agudíssima. A dor pode ser tão forte que você não tem a menor vontade de se tratar.

Ma aí entenda: a pressão aplicada num músculo saudável não dói. A massagem de um ponto-gatilho dói sempre, mas a dor deve ser ainda percebida como “benigna”, como uma dor que pode levar a alguma coisa boa.

Caso que pontos-gatilho são a causa das suas dores, o auto-tratamento dos pontos-gatilho oferece bem mais alívio que os medicamentos mais fortes contra dor. E a melhora após massagem persiste mais tempo que a melhora induzida pelo analgésico.

 

Por regra aparece a dor sempre em lugares distantes, quase nunca no local do ponto-gatilho.

Por exemplo, causam pontos-gatilho nas laterais do pescoço, nos músculos Scaleni, dores nos ombros, braços, antebraços e mãos. Uma boa massagem pode ser muito agradável sem resolver problema algum, caso que ela não relaxe os pontos-gatilho.

 

Pontos gatilho formam-se classicamente em pessoas com déficit de atividade física ou em pessoas com atividade física exagerada

Os nódulos não podem relaxar simplesmente como em caso de uma cãibra, onde o músculo todo contrai. Sendo o relaxamento um processo ativo, gastador de energia, e toda energia já esgotada pelo esforço anormal anterior da fibra, eles não relaxam. Nova energia não entra espontaneamente nos nódulos fortemente contraídos.

Para proteger a fibra muscular, encurtada pelo nódulo e estirada demais no resto da fibra, reforçam-se as fibras vizinhas saudáveis. Resultam rigidez e fraqueza de todo músculo.

 

Rigidez muscular é a prova da existência de pontos-gatilho

Pontos-gatilho encurtam e enfraquecem o músculo. Em dias saudáveis eles podem ser latentes e serão percebidos como rigidez muscular, p.ex. nas costas, na nuca, nas pernas, nos braços ou nas mãos. Basta qualquer stress corporal para ativar eles. Pode ser ansiedade ou stress psíquico agudo ou permanente, pode ser raiva com aumento da pressão arterial, um traumatismo leve ou uma simples virose que ataca o corpo.
Com o ponto-gatilho ativado a pessoa sente uma dor de alarme, pois o cérebro quer proteger sua musculatura.

A dor de alarme é o começo de um círculo vicioso. Em geral ela deixa a pessoa menos ativa. Falta de atividade leva a mais encurtamento e endurecimento muscular. Facilmente se desenvolve um círculo da dor: menos movimento – encurtamento muscular – mais rigidez muscular – mais dor de alarme etc.

 

Como diminuir dor crônica?

Desativar pontos-gatilho existentes é uma das medidas certas para diminuir dor crônica e proteger articulações.

Pontos-gatilho deixam a musculatura subliminarmente tensa. Tensão aumentada provoca irritação local nos lugares, onde a musculatura é fixada no osso ou membrana. A longo prazo isto será nocivo para todo tipo de articulação, causando artrose desnecessária pela pressão intra-articular exagerada. Desativar p.ex. os nódulos na musculatura da coxa e começar depois com a atividade principal que a natureza previu para nos, a caminhada para buscar o próprio sustento, relaxa a musculatura, tranquiliza estas inserções e protege os joelhos e as articulações do quadril.

Infelizmente não basta alongamento muscular para dissolver os pontos-gatilho. O músculo todo resiste ao alongamento para proteger as fibras com os nódulos e para evitar a entorse dos ligamentos. Treinamento não fortalece este músculo até o ponto de gatilho estar relaxado. Depois do relaxamento o músculo ganha força mesmo sem muito treinamento.

Massagem do pontos-gatilho permite relaxamento, pois a pressão e o estiramento mínimo do nódulo significa melhora da circulação sanguínea local e assim introdução de energia em forma de oxigênio e moléculas nutritivas.

 

Não é preciso nem útil querer “matar” um ponto-gatilho encontrado

Busque os lugares especialmente sensíveis da musculatura. Bastam cada vez oito a doze massagens lentas e curtas, com cumprimento de dois a três centímetros, várias vezes ao dia repetidas, com pressão forte, somente em uma direção “como querendo engomar”, sem ida e volta. Movimentando com pressão forte pele, tecido subcutâneo, fáscia e ponto-gatilho juntos, evitando fricção.
Tratado deste jeito um ponto de gatilho costuma desaparecer após poucos dias.

Músculos sempre trabalham em conjunto. Cada um depende de todos os outros para cumprir a própria função bem. Quando um músculo desenvolve pontos-gatilho, os companheiros do conjunto serão facilmente sobrecarregados. Pode ser que um músculo adoece atrás do outro. Mais cedo ou mais tarde eles vão produzir seus próprios nódulos. Assim podem vários músculos participar na produção de só uma dor. Ou uma nova dor pode aparecer em outro local após tratamento de certo ponto-gatilho.
O alívio completo vem, quando todos os pontos-gatilho do conjunto estão tratados e relaxados.

Massagem desta forma parece melhor que pressão estática. Eu mesmo prefiro a massagem como descrita. Outras fontes acham que a pressão estática causa menos dor que a massagem. Isto não posso confirmar. A ideia da pressão estática é que ela causa isquemia e após relaxamento da pressão do ponto-gatilho um aumento reativo de circulação sanguínea para nutrir a área mal circulada. Outra possibilidade para relaxar o ponto é a injeção direta de um anestésico local diluído no ponto, p.ex. Procaina ou Lidocaina, sempre sem vasoconstritor.

Massagens e injeções em outras partes do corpo, onde não existem pontos-gatilho, resolvem nada. O segredo é o conhecimento anatômico dos músculos e do lugar dos seus possíveis pontos-gatilho: onde faz qual músculo quais sintomas. O lema é buscar, encontrar e eliminar.

Outro segredo é desenvolver costumes saudáveis de postura que permitem evitar a formação de novos nódulos.

 

O paciente tem pouco a perder, mas muito a ganhar

Lembra pontos-gatilho desenvolvem-se por demais atividade física ou pela falta dela, nos mais jovens e nos maiores de idade. Estas são as dicas principais:

  • Músculos precisam trabalhar para ficar saudáveis
  • Caso que músculos não são movimentados, eles endurecem e enfraquecem
  • Mais que todas as outras atividades favorecem sedentarismo e stress demais a formação de pontos-gatilho e eternizam sua existência
  • Atividade física com treinamento excessivo é outra causa importante para a formação de pontos-gatilho
  • Pontos-gatilho podem imitar doenças internas como infarto de coração, gastrite, apendicite e outras. E vice-versa

 

Aqui umas regras para evitar pontos-gatilho
  • Ficar corporalmente ativo durante a vida toda
  • Antes de começar atividades físicas mais pesadas é preciso esquentar a musculatura com treino leve
  • Ficar orgulhoso demais para se entregar à fadiga doce da idade avançada com todas suas moléstias. Somos os donos, não os escravos do nosso corpo.
  • Na bolsa traseira da calça nunca carregar carteira ou telefone, nada
  • Andar em sapatos de salto alto garante pontos de gatilho na musculatura de pernas e pés
  • Carregar peso sempre perto do corpo e com o corpo equilibrado
  • Caso que é inevitável carregar muito peso durante o dia, ajuda durante o trabalho um cinto elástico com largura de 15 cm acima dos quadris
  • Movimentar todo dia toda articulação do corpo em todas as direções possíveis, dos dedos dos pés até as articulações da nuca.
  • Cartilagem e discos intervertebrais podem ser comparados com esponjas: movimentando todas as articulações até os extremos será o líquido gasto exprimido. Ao relaxar pode entrar novo líquido, rico em oxigênio e nutrientes
  • Tomar muitas vezes no dia um gole de água para deixar todas as células corporais bem hidratadas. Irrigação das células do tipo “chuva agrícola” –

 

Não se contente com o diagnóstico artrose, espondilose, pico de papagaio, prolapso de disco, tendinite, bursite, neurite, porque dor por pontos-gatilho costuma imitar estas doenças. Caso que um diagnóstico destes realmente existe, verificado por ultrasonografia, imagem de raios X ou tomografia, lembre: na criação de dor sempre participam pontos-gatilho.

P.ex. dor no calcanhar ou abaixo do pé é quase sempre resultado de um músculo da panturrilha, o músculo soleus, raras vezes da musculatura do pé mesmo. Um esporão no calcanhar ou uma artrose do joelho podem existir, mas não são necessariamente a causa verdadeira da dor.

Uma dor forte com leve inchação no dedão e articulação do pé  não significa sempre um ataque de gota. Muitas vezes são músculos na frente e atrás da perna os responsáveis reais.

Tontura frequente pode ser causada por pontos-gatilho no músculo soleus. Ele trabalha como uma bomba do sangue, chamado por isto o segundo coração. Com pontos-gatilho ativados o soleus não trabalha bem, não transporta bastante sangue para o coração, o sangue pode faltar no crânio. Especialmente em pessoas que detestam caminhada ou ficam muito tempo de pé paradas. Lembre os soldados na frente do palácio real da rainha inglesa em Londres, onde um desmaia de vez em quando.

 

Caso que você tem interesse em aprender sobre pontos-gatilho e se interessa em fazer seu próprio tratamento em casa, recomendo o excelente livro de autoterapia para leigos de

Amber & Clair Davies com o título “Livro Terapêutico do Ponto-gatilho – Guia de Tratamento da dor”, 2a edição, ISBN-13: 9788 5724 19321.

Você precisará vontade e determinação para aprender como leigo sua própria anatomia muscular. Mas vale a pena: você viverá com menos dor e ficara bem móvel.  Lendo e relendo este livro várias vezes você terá acesso ao amplo conhecimento profissional de Amber e Clair Davies.

Ou então venha se consultar comigo.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados