Basalioma – o câncer branco

Câncer branco da pele e sobrevivência

O sol não é puro veneno para nos

 

Um basalioma ao lado do outro – Câncer de pele nasce mais facilmente em “pele de escritório”

 

Qual a diferença de despertar num dia chuvoso, nublado em comparação com um dia de sol, com céu azul? Ficamos mais animados num dia com luz do sol ou num dia nublado?
A luz do sol é essencial para a saúde corporal e mental de todos nos. Sem luz não existe vida no nosso planeta.

Somente os resultados negativos da radiação solar foram  considerados até agora, o perigo de envelhecimento precoce da pele e o perigo de aparecimento de câncer. Agora encontra a ciência também aspectos positivos.

Vem um estudo atual e bastante inesperado da Alemanha: Pessoas com diagnóstico de basalioma vivem mais tempo que pessoas comuns sem esse câncer branco da pele (comparados idades e gêneros: 104% versus 100%). – Um paradoxo?
Estudos em mulheres de Suécia mostram, que essas, que costumavam de ficar na luz do sol, viveram em geral dois anos mais que mulheres, que evitaram o sol. Ser exposto ao sol resulta em menos doenças cardíacas, especialmente menos infartos do coração.

 

Aqui a explicação, como sempre uma avaliação de custos e benefícios:

  • Em geral um basalioma não produz metástases (= tumores filhos em outras partes do corpo). Quando um basalioma aparece, ele será recortado e pronto.
  • O aumento do tempo de vida naturalmente não é causado pelo basalioma. Mas considera-se o basalioma como “marcador de tempo de radiação solar”. Quem desenvolve um basalioma, estava durante sua vida mais tempo exposto à luz do sol.

 

Mas…

…Um novo estudo apareceu agora, informando que pessoas que são capazes de desenvolver basaliomas, e não somente hiperqueratose(s), tem infelizmente boas chances de desenvolver também outros tipos de câncer, p.ex. leucemia, melanoma, carcinoma de próstata ou de mama. Quanto mais basaliomas uma pessoa desenvolve na vida, mais chance. Buscando a causa deste fenômeno, encontraram os pesquisadores que 20% das pessoas portadores de basalioma examinadas tiveram mutações nos genes responsáveis para o conserto de danos da ADN (DNA).

 

É sempre a dose que faz o veneno

Quais as consequências destes estudos? Resposta: Deixe chegar os raios do sol na sua pele. Todo dia e com moderação.

Pessoas com o diagnóstico de um basalioma costumam de ficar muito preocupados. A tendência é de evitar a qualquer custo o sol no futuro. É bastante comum ficar depois só em casa. Ou em caso de necessidade de sair, usar um protetor solar de pelo menos fator 30.

Aí é preciso saber: estudos que comparam pacientes com o temido câncer preto, o melanoma, mostram claramente cinco anos após tratamento adequado que pacientes, que não evitaram o sol depois do seu tratamento, sobreviveram em número maior, comparados com aqueles, que evitaram o sol. Cada grupo após cirurgia com ressecção total do tumor e tratamento pós-cirúrgico.

 

Aprendi no estudo para o caso de melanoma: O melanoma nasce em “pele de escritório”, exposta ao sol forte com a finalidade de ficar logo bronzeado.
Basalioma

Muitas pessoas aqui perto do equador quase não recebem mais radiação solar. Vivem em casa, vão de carro, de ônibus ou coberto de roupa protetora e capacete na moto, andam nunca lá fora a pé. Na nossa região equatorial encontro as mesmas taxas baixas de vitamina D como nos países nórdicos. Aqui tem sol demais, lá demais pouco.
Pacientes com déficit de Vitamina D queixam-se de resfriados frequentes, tristezas, ansiedade, dores nos ossos, osteoporose. Todas são doenças, que podem melhorar com atividade física na luz do sol.

É aconselhável fazer caminhadas na luz da manhã e da tarde para treinar a pele e para produzir nela a vitamina D.
Regra geral: Quando a sombra do seu corpo é 1,3x maior que você, deixe de caminhar lá fora, fique na sombra.

Agricultores, que vivem e trabalham na luz do dia, desenvolvem mais câncer de pele. Mas até os melanomas deles costumam ser bem mais “benignos” que em pessoas com “pele de escritório”.

Vitamina D em cápsulas provavelmente não tem o mesmo efeito no seu corpo. Aconselho treinar sua pele diariamente durante 20 minutos antes das 10 horas e depois das 16 horas, quando os raios solares carregam menos luz ultravioleta e o calor é suportável. Você e sua pele ficarão assim mais saudáveis. Diminuirá seu risco cardiovascular, o risco de doenças ósseas e de doenças das articulações.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados