Sobre viroses (resfriados)

Sobre viroses (resfriados)

O que são viroses? Qual o melhor tratamento?

 

Diferentes tipos de vírus – imagem da internet

O que é uma virose?
A virose é uma doença causada por algum vírus. Existem milhares de vírus que podem afetar os humanos. Sempre houve resfriados ou doenças piores causados por vírus.

O número de viroses que afetam os humanos, aumenta claramente. A causa é que o homem entra mais e mais em áreas que foram ainda inexploradas, entra em contato com flora e fauna desconhecidas, constrói lá estradas e edifícios. Assim entram vírus típicos do mundo animal em contato com o homem, aprendem a se adaptar a ele, infectam ele e viajam com ele de uma região para outra, para áreas antes nunca alcançadas.

Vírus movimentam-se no ar dentro de aerossóis, vírus temos no nosso intestino como parte da população normal que nós protege (viroma), vírus tem na pele, vírus tem em todo ser vivo do planeta, seja planta ou animal. Eles são omnipresentes.

Tem vírus com aparência externa constante ou variável.
Caso que um vírus com aparência constante é capaz de produzir uma doença, o indivíduo ganhará esta doença só uma única vez na vida. Se o vírus é capaz de modificar seu próprio “manto” constantemente como p.ex. a família de Coronavírus, os anticorpos do nosso sistema de defesa talvez não podem mais reconhecer o “manto novo” do vírus e precisam tempo para desenvolver uma nova defesa específica. Isto é a causa porque adoecemos e adoecemos novamente pela mesma família de Coronavírus que provocam os resfriados sazonais.

Pior ainda após andar agora muito tempo com máscara que evitou muitas infecções com os Coronavírus comuns. Parece que temos que recuperar o atraso e ficar mais vezes resfriados que nunca com tantas variações novas. Similar a situação das crianças ainda sem anticorpos contra RSV (Respiratory Syncytial Virus) que no começo de 2022 provoca um surto de infecções de RSV com possível SRAG (Síndrome respiratório agudo grave).

Por causa da modificação constante da aparência também é tão difícil de desenvolver vacinas mais eficientes para tratar Covid-19 ou AIDS.
Em caso de Corona-19 p.ex. pela variante Alfa são anticorpos criados eficazes para neutralizar Alpha, mas talvez não a Beta, Gama ou Delta. Já que a variante Ômicron era tão infecciosa e menos mortal, muitas pessoas se infectaram e desenvolveram certa imunidade básica.

Quando vírus nocivos infectam o corpo, eles provocam inflamação por ser algo estranho que o corpo não permite dentro de si mesmo. Nunca trate esta inflamação com um anti-inflamatório, pois o nosso corpo sabe curar exclusivamente pelo caminho de inflamação (uma sequência de células de defesa especializadas).
Usar um analgésico como Dipirona ou Paracetamol não atrapalha a cura.

O uso de um anti-inflamatório em caso de viroses aumenta acidentes vasculares especialmente do coração e do cérebro.

 

Um vírus consiste em uma cápsula e dentro dela o seu material genético (DNA ou RNA). Os vírus não vivem.

Não podem ser vistos como seres vivos. A ciência usa o termo “perto de viver”.
Tem vírus de vários tamanhos. Mesmo o maior vírus é muito menor que uma bactéria. Para vê-los, é preciso o uso de um microscópio eletrônico especial.

 

Para reproduzir-se, o vírus precisa se acoplar a um receptor de uma célula viva.

P.ex. a um receptor de planta, de animal ou de bactéria. O acoplamento somente acontece, quando as estruturas na superfície do vírus encaixam perfeitamente num dos receptores da célula humana. É o princípio de chave e fechadura. Neste caso a célula permite a incorporação do vírus e seu material genético. Aí os genes do vírus obrigam a célula de produzir novos vírus.
Quando a célula está cheia, ela estoura e morre e os novos vírus atacam outras células. Ou a célula não morre e libera os novos vírus, que também atacam outras células. Morre mais tarde por esgotamento. Tudo depende da família e do tipo de vírus.

 

Após infecção por um vírus desconhecido, a nossa defesa providencia anticorpos específicos contra este vírus.

Os primeiros anticorpos neutralizantes aparecem em geral no sétimo dia. Mas demora no mínimo 10 dias, até que a doença começa a ser realmente controlado pelo agora, enorme número dos anticorpos neutralizantes. Em geral a pessoa atacada por um novo vírus não está completamente saudável durante 10 a 14 dias.
Em caso de um vírus já conhecido existem células de memória dentro do sistema de defesa, que somente precisam ser despertadas e multiplicadas para neutralizar o vírus. Neste caso a doença molesta somente uns poucos dias.

Raras vezes acontece que não aparecem anticorpos durante ou após uma infecção viral. Aí o corpo cura principalmente mediante células especializadas (T-cells).

 

No desenho a evolução típica de um resfriado do trato respiratório:

Resfriado: A evolução típica de uma virose comum

 

Outras estratégias do corpo para se defender

Mediante a febre, o corpo ativa seu sistema defensivo. Com a temperatura elevada, a ação das células de defesa é bem mais agressiva e violenta contra um intruso. Baixar a febre a qualquer custo pode ser contraprodutivo em caso de uma virose por atrapalhar a defesa.
Lembre: “Trate a doença, não seu próprio medo.”

Quando a febre é muito alta (> 39,5°C), o estado corporal muito abatido ou o paciente tem dores fortes, o uso de Dipirona é aconselhável. Em caso de intolerância a Dipirona pode ser Paracetamol.
Lembre: Cada dose de Dipirona ou Paracetamol exige dois copos grandes de chá ou água. Assim você evita a queda de pressão arterial e dá um alívio aos seus rins molestados pela doença.

Lembre também: Pela febre o corpo perde um litro de água com cada grau a mais. Beba/ofereça a cada meia hora chá de Boldo, água de coco ou água mineral ao doente. A cor da urina deve ser amarelo-claro. Um organismo bastante hidratado se defende muito mais eficiente. E o doente sente-se mais agradável. Urina escura significa em caso de virose sem ou com febre, que falta água no corpo.

 

Pacientes muito abatidos, crianças com epilepsia e idosos com doenças agravantes, devem logo receber um antipirético para baixar a febre, pois o stress da febre pode sobrecarregar o sistema. Fale com seu profissional de saúde.

Outra resposta do organismo é a inflamação, a produção de sustâncias pró-inflamatórias para atacar o intruso. As chamadas “citoquinas” são responsáveis por quase todo tipo de desconforto durante a doença. Em geral limita um sistema imunitário saudável e bem treinado a inflamação e assim também os exageros. Deficiência de Zinco e outras vitaminas e minerais na alimentação do dia-a-dia podem ser fatores, que impedem a limitação de inflamação (veja também abaixo).

A moleza pode evitar gastos de energia desnecessários, os quais o corpo talvez precise para superar a doença.
As dores em musculatura (mialgia) e articulações pequenas e médias (artralgia), p.ex. das mãos, são quase sempre passageiras. Aqui na América do Sul vem as artralgias frequentemente pelos vírus de Rubéola, Parvovírus-B19, Chikungunya, Dengue, Zika e Mayaro, também pelos vírus de hepatite B, C e HIV.

 

Acho muito importante manter as atividades físicas durante o tempo da virose.

Manter a massa muscular, assim também a massa óssea, deixa seu corpo saudável. O nosso corpo é um sistema rigorosamente econômico: Tudo, que ele não precisa, ele desfaz para poder poupar energia e aumentar assim a chance de sobreviver em tempos de fome.
Pessoas idosas perdem massa muscular mais rápido que jovens. Aí menos massa muscular teria que carregar cabeça e tronco pesados do indivíduo. Em consequência seria a recuperação mais demorada, mais trabalhosa e talvez mais dolorosa. Lembre: Quanto mais massa muscular, mais distante a morte.

Para ter um sistema imunitário forte e confiável, é preciso a alimentação saudável. Parece que pessoas mal alimentadas tem um risco elevado de adoecer por viroses. Entendível, já que construímos nosso corpo e naturalmente também nossa defesa com todos os alimentos, que comemos.
Vale lembrar que nossos genes praticamente não foram modificados desde 100.000 anos antes de Cristo, desde a idade das cavernas.
Comida adequada aos nossos genes contém nutrientes (folhas, tubérculos, raízes, frutas, proteínas de plantas e animais) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Massas, cereais em maior quantia e açúcar não são previstas em nossos genes. Eles são conquistas mais novas do homem:
Maior quantia de cereais e massas na nossa dieta tem desde o tempo do aparecimento das culturas de trigo entre Eufrates e Tigre 12.500 anos antes de Cristo, açúcar os chineses conhecem já desde 2.000 anos antes de Cristo. Mas a produção de açúcar nas Américas começou somente faz 600 anos antes do nosso tempo.
O lema dos entendidos: alimente-se com tudo, que sua bisavó ainda conheceu como comida. Comida industrializada não mantém sua saúde.

Na idade avançada, caracterizada por maior fadiga, comodidade e possivelmente por dores, também o sistema imunitário costuma envelhecer junto com o corpo. Aqui todo tipo de atividade física é uma medida ótima para retardar este envelhecimento.
Escrito nos nossos genes e assim previsto pela natureza como estilo de vida para os humanos é andar durante o dia em ar livre, na luz do sol, para buscar o próprio sustento – como qualquer outro ser vivo deste planeta.

Outra medida boa são as vacinas. Elas não somente protegem contra certas doenças, senão dão também cada vez um empurrão no sistema imunitário, despertando-o e fazendo-o mais atento. Após o paciente ser vacinado contra a influenza ele pode ser considerado protegido contra esta doença. E o diagnóstico da Covid-19 é bem mais fácil. As vacinas contra Covid-19 estão quase prontas para entrar na fase de teste, dizem os cientistas. Mesmo assim a previsão da chegada é no mínimo um ano. Ou seja: não conte ainda com uma vacina milagrosa.
Lembre: “A forma menos dolorosa de tratar uma doença chama-se vacinar”.

 

É tão ruim andar com máscara?

Um vírus espalha-se principalmente por aerosol ou por mãos contaminadas. Quando alguém fala conosco, gotículas do seu aerosol espalham-se da boca pelo ar e entram em contato com a mucosa do nariz ou com as conjuntivas do próximo. Pior naturalmente, quando um cidadão sem educação tosse direto no rosto do próximo, p.ex. do médico. Por isto é aconselhável durante a virose, que a pessoa infectada use uma máscara pra proteger os outros.

 

Independentemente de cada discussão sobre a utilidade de máscaras vale a frase dos infectologistas: A proteção com máscara, para os outros ou para mim mesmo, é maior que sem máscara.

Lá na Ásia é visto como falta de educação e como irresponsabilidade, caso a pessoa com resfriado sair sem máscara para a rua.
Seria bom se aceitássemos este costume também aqui no Brasil em caso de qualquer tipo de resfriado. A medida dificulta a disseminação de doenças desnecessárias. É muito fácil de costurar uma máscara em casa. Os modelos mais simples podem ser feito com grampeador, toalha descartável da cozinha e duas ligas.
Tossir com a máscara de qualquer qualidade, feita em casa ou máscara cirúrgica posta, espalha o vírus do mesmo jeito. Por isto nunca tossir em direção de outra pessoa.

 

Dicas de Prevenção:
  • As mãos são a parte mais suja do corpo, elas tocam em tudo. Por isto não tocar nos olhos e rosto.
  • Sabão destrói a casca dos vírus. Lavar as mãos com sabão mais frequentemente durante uma virose é sempre útil.

 

Dicas de Tratamento:
  • O uso oral ou injetável de todo tipo de Cortisona ou anti-inflamatório não é aconselhável. Estes medicamentos enfraquecem a própria defesa e atrasam a eliminação do vírus. Cortisona já não é necessário por causa da percentagem alta de cura espontânea. Tomados durante uma virose, anti-inflamatórios aumentam a incidência de acidentes vasculares. Os medicamentos certos são Dipirona ou Paracetamol,
  • Faça diariamente 20 minutos de caminhada um pouco acelerada na luz do sol com seus raios desinfetantes. A caminhada é a forma mais natural de movimento dos humanos. Assim você ajuda e treina seu sistema imunológico e não perde muita massa muscular durante a doença.
    Mas não faça treinamentos ou trabalhos mais pesados durante os próximos 14 dias.
  • Durma bastante. O suficiente de sono toda noite, p.ex. 8 horas, no mínimo 7 horas, de preferência começado bem antes de meia-noite.
  • Tome um pouco de líquido a cada hora, assim que sua urina seja sempre de cor amarelo-claro. Com o corpo bem hidratado funciona sua defesa melhor e você se sente mais a vontade. Em caso de irritação do estômago e intestino tome chá de Boldo em vez de água (grávidas não podem tomar chá de Boldo)
  • Uma dieta, p.ex. um caldo de carne em vez da comida acostumada, facilita a digestão e diminui gases. Chá p.ex. de Boldo, não hidrata somente senão, serve também como medicamento.
  • Tome bastante vitamina C na sua forma natural de limonada, de preferência sem açúcar ou com bem pouco
  • 1x/semana 20.000 UI de Vitamina D3 durante a refeição principal para pessoas que costumam viver mais em casa.
  • Magnésio, um mineral de suma importância para o corpo, duas doses/dia. Magnésio ativa vitamina D e tem múltiplas funções no corpo, entre outros acalma os nervos e preserva o esqueleto da osteoporose.
  • Zinco, um mineral essencial, tomado em dose não mais que 20 mg/dia, ajuda sua defesa. Doses exageradas de Zinco são tóxicas.
  • Selênio, outro mineral essencial, ajuda também seu sistema de defesa em doses não maiores que 100 microgramas/dia. Doses exageradas de Selênio são tóxicas.

 

Tente deixar entrar a paz na sua alma. Uma mente amarga ou atormentada dificulta a cura por piorar a força da defesa imunitária.

 

Diferentes tipos de vírus – imagem da internet

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados