Caminhada rápida – um truque simples deixa você mais jovem
Caminhar rápido preserva o tamanho de telômeros
Andar rápido não tem muitos fãs. Mas um estudo grande da Inglaterra mostra que a caminhada rápida não é somente saudável. Deixa você também mais jovem.
Pessoas que caminham rápido são vistas como estressadas e perseguidas. Mas um estudo novo da Inglaterra mostra que pessoas que caminham rapidamente, têm geneticamente uma idade menor de que mostra a carteira de identidade deles.
Já existem vários estudos que mostram que pessoas que caminham rápido, têm mais condicionamento físico e menos doenças cardiovasculares. Mas não só isto. Um estudo de 2019 mostra que caminhantes do tipo sprinter tem uma expectativa de vida até 20 anos maior que caminhantes do tipo caracol. Quem caminha rapidamente, pode numa faixa de idade de 30 a 50 anos ficar biologicamente 16 anos mais jovem. Que argumento promissor.
O cumprimento dos telômeros define a idade biológica
Para encontrar uma relação entre a caminhada rápida e a idade biológica analisaram cientistas da universidade de Leicester os dados genéticos de 405.981 pessoas em idade média. Os dados foram extraídos do banco britânico central de dados biológicos. A idade média das pessoas era 56,5 anos, com leve aumento de peso (ICM 27,2) e 54% foram mulheres.
Os cientistas examinaram especialmente os telômeros. Telômeros são os terminais protetores de cromossomos sem outras funções genéticas. Por meio do cumprimento dos telômeros pode-se identificar a idade biológica de um indivíduo. Quanto mais cumprido o telômero, tanto mais jovem biologicamente a pessoa.
Depois analisaram os cientistas a velocidade preferida das pessoas. As informações foram dadas pelos indivíduos mesmo. Para verificar estas informações ganharam uns 86.000 pessoas um rastreador de atividade física diária.
Andar rapidamente deixa a pessoa mais jovem
Aproximadamente a metade das pessoas interrogadas preferia um tempo médio de caminhada. 6,6% informaram que gostam de andar lentamente e 41,1% disseram que andam mais rápido.
Pessoas que informaram que andam mais rápido foram
- mais jovens
- mais raras vezes fumantes
- precisam menos medicamentos para pressão alta e colesterol alterado
- sofreram menos de doenças crônicas
- tiveram menos dificuldades de se movimentar.
Caminhantes lentos informaram que
- movimentam-se mais raras vezes ou ocasionalmente
- tem uma tendência maior de sobrepeso.
O que achou dessa informação: