Câncer – como evita-lo?

Câncer – como se pode evita-lo?

Em poucas palavras: pelo seu estilo de vida

 

Carcinoma de próstata. O carcinoma mais frequente em homens. Observe a irregularidade dos núcleos.

 

Câncer se desenvolve por defeitos no sistema imunitário, causado por defeitos genéticos ou por envelhecimento do sistema imunitário (imunossenescência). Pela consequente incapacidade de reconhecer e matar células cancerosas que nascem a cada momento no nosso corpo.

Acha-se que a metade do câncer pode ser evitada por meio do estilo de vida e mediante conceitos inteligentes de prevenção. Para a outra metade do câncer pode-se impedir o progresso mediante diagnósticos de precisão precoces. Em muitos casos pode-se com conceitos pioneiros de tratamento frear o avanço do câncer.

Fatores de aumento ou diminuição do risco de desenvolver um câncer

 

Os costumes como vivemos, as condições do nosso ambiente, os genes, tudo isto influencia, fortalece e acelera ou freia este sistema imunitário, deixando ele falhar mais lenta ou rapidamente.

O sentido desta informação é mostrar a importância de movimento corporal no seu dia-a-dia para deixar seu sistema imunitário saudável e evitar doenças degenerativas como câncer, Diabetes mellitus e outras.
Assim você preservará sua qualidade de vida.

 

Sabe-se por muitos estudos, que entre 40 e 90% das doenças malignas, dependendo do tipo de câncer, são “feitas em casa”. E assim evitáveis.

Um bom terço de todo tipo de câncer pode ser evitado já por uma boa alimentação, adequada aos nossos genes. Também pessoas, que já adquiriram um câncer, tem bom proveito de uma alimentação saudável, adaptada a sua situação especial.

Agentes nocivos do ambiente

 

Não podemos evitar todos os agentes nocivos. Mas é possível diminuí-os bastante.

Pelo meu entender é a atividade corporal uma das medidas mais protetoras e saudáveis.
Como o corpo de todo ser vivo deste planeta é corpo de cada um de nós humanos aperfeiçoado pela natureza para somente dois fins: para buscar comida e para procriar. A vida ativa deixa ele saudável.

Recomendados são pelo menos 150 minutos de atividades físicas leves a moderadas por semana como p.ex. caminhadas ao ar livre ou 75 minutos de exercício mais intensivo. Adicionalmente duas a três vezes por semana treinamento de força. Sempre treine com moderação. Deixar o corpo exausto demais é contraprodutivo.

Apareceram agora dois estudos alemães, esclarecendo a ligação entre atividade corporal e formação de metástases.
Um estudo descreve o efeito anti-inflamatório de mioquinas. Elas são sustâncias emitidas pelos músculos durante a atividade física, freiam o crescimento de células malignas e induzem a morte delas. O outro estudo descreve que a falta de oxigênio dentro do tumor maligno facilita a formação de metástases. Os autores descrevem a situação com esta imagem: “É como se tem demais pessoas num quarto pequeno. Umas vão para fora para pegar ar fresco.” O estudo mostra que oxigênio sim aumenta o crescimento do tumor primário, mas a formação de metástases está diminuída.
Um princípio de terapia anticancerosa hoje em uso consiste em fechar os vasos que alimentam o tumor (inibição de angiogênese). Esta nova informação talvez traz novas alternativas da terapia anticancerosa. Medicina é um tema fascinante.

Existem estas contraindicações para atividade física em pacientes come câncer:
Não treine em caso de infecções atuais ou febre, em caso de metástases da coluna que podem levar a paralise ou morte em caso de fratura patológica. Metástases sem perigo de fratura não impossibilitam atividades físicas. Ao contrário: a proibição de atividade física levaria ainda mais rápido ao enfraquecimento ósseo. Cicatrizes ou colostomia não significam impedimentos.
Na decorrência de doença e terapia existem fases nas quais o paciente precisa mais descanso.

 

Caso que nos movimentamos bastante, os efeitos biológicos da atividade corporal são estes:

 

Porque o movimento é saudável?

Cada célula corporal produz sua própria energia para viver. Para esta finalidade a célula queima glicose (açúcar) com ajuda de oxigênio.
A produção de energia celular funciona com bastante movimento corporal bem melhor que sem movimento. Se não movimentamos bastante, degeneram as empresas celulares de produção de energia, as mitocôndrias. O resultado é menos energia. Com menos energia o metabolismo de cada célula começa sofrer. Resultam acumulação de “lixo”, erros na leitura dos genes e na produção de enzimas e proteínas que deixariam a célula saudável. E podem resultar erros na reprodução dos genes. As células são assim mais vulneráveis.

 

Pela má função do metabolismo morrem mais células, a recuperação de células prejudicadas está dificultada
Aparecem envelhecimento precoce e novas doenças, também do sistema imunitário (imunossenescência)

Sobrepeso, consequência do desequilíbrio entre ingresso e gasto de calorias, está perto de se tornar o fator de risco mais importante para desenvolver câncer. Até agora era o risco número 1 o tabagismo.

Uma formula simples para reduzir seu peso ao longo tempo: deixar hábitos de alimentação conhecidamente negativos associado à caminhada diária. Possivelmente isto não reduzirá seu peso como você espera, mas mudará muitos parâmetros do metabolismo em direção “saúde“.

Resumo: Sobrepeso e suas consequências desfavoráveis podem ser reduzidos somente com uma dieta equilibrada no seu dia-a-dia (pouco açúcar, poucas massas e produtos industrializados, pouco álcool), acompanhada de movimento corporal em cada dia da semana.
Para ficar saudável recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) um mínimo de atividade física em 150 minutos por semana.

 

Pílulas, dietas milagrosas, oferecidas em revistas, infelizmente nunca comprovaram um efeito duradouro. Deixam todos seus esforços em vão e maltratam sua carteira.

 

A vida ativa, prevista nos nossos genes para buscar nosso sustento

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados