Dentes estragados – cárie profunda

Dicas para pacientes com dentes estragados

não brinque – gengiva inflamada e dentes estragados fazem mal

 

 

Dentes estragados são a causa de muito sofrimento e muitas doenças desnecessárias
Todos os mamíferos têm dentes para preparar com eles  a comida a ser digerida mecanicamente. Esta pré-digestão é necessária para aproveitar ao máximo tudo o comestível encontrado durante um dia inteiro de busca.

 

Em caso de falta de dentes esta pré-digestão não pode ser completa. A digestão no trato intestinal mais abaixo será deficitária. Com consequências severas para a saúde do indivíduo, pois a nossa alimentação contém apesar de proteínas, açúcares e gorduras outras sustâncias indispensáveis, por isto chamadas essenciais, que garantem a função normal de cada célula no corpo.

 

Tem a parte mecânica da pré-digestão com os dentes e tem a parte enzimática, pois a saliva contém entre outras sustâncias (desinfetantes e analgésicos) também a Ptialina, uma α-amilase, capaz de liberar glicose do amido já na boca, quando mastigamos sementes de grama, massas ou pão.

 

Tudo do pescoço para acima é de suma importância para a saúde do ser humano.

Estudos científicos do mundo todo mostram, que inflamações da gengiva e dentes estragados (em latim: caries profunda) afetam sua saúde em muitos sentidos:

  • Mais nervosismo interno
  • Mais dor de cabeça frequente ou permanente
  • Mais dores reumáticas frequentes ou permanentes
  • Mais incidência de infartos de coração precoce
  • Mais incidência de câncer de boca, pâncreas e intestino

 

A mortalidade pela doença do novo Coronavírus aumenta em pacientes com Covid-19 em 70%, pois o sistema imunitário está enfraquecido. Inflamações da gengiva (gengivite) e/ou cárie enfraquecem nosso sistema de defesa.

 

Inflamação interna

Ela é a causa de envelhecimento de todo ser vivo e por fim a causa da sua morte. Com a existência de gengiva inflamada e dentes estragados aumenta a inflamação silenciosa.

A inflamação contínua provocada pela gengivite e/ou cárie é responsável pelos sintomas mencionados e por um envelhecimento precoce dos vasos sanguíneos.

 

Novos estudos

Apareceram novos estudos que suspeitam, que uma das bactérias provocadoras de caries, a bactéria Porphyromonas gingivalis, ajuda fortemente no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Um produto dela, injetado na circulação sanguínea com cada mastigada, freia o processo de autolimpamento de células neurônicas. Este autolimpamento acontece especialmente durante um sono noturno bem dormido.

Por isto é prudente mandar ajeitar os dentes. Tem medo de dentista? Fale com ele. Ele tem boas medidas e bons medicamentos para você ficar relaxado na hora X.

 

A higiene dental praticada todo dia após o café da manhã e antes de dormir com pasta de dente fluorada deixa os dentes fortes, remove as placas bacterianas e melhora o hálito de manhã.

Ideal seria o uso de uma ducha bucal após cada refeição e antes de escovar os dentes. Ela remove com um jato de água os detritos interdentários e no sulco entre dente e gengiva e massageia a gengiva, melhorando assim a circulação sanguínea.

 

A ducha bucal usada após cada refeição ajuda a manter gengiva e dentes mais saudáveis

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados