Fissura anal

Fissura anal

assim você trata a fissura anal bem e eficientemente

 

Desenho do internet: 1a: Esfincter anal externo – 1b: Esfincter anal interno – 2: Plexo venoso retal interno – 3. Pele anal – 4. Fissura anal

O sintoma clínico da fissura anal está caracterizado por uma dor anal aguda ao defecar, com queimação após defecação, que pode durar até 30 minutos cada vez.
A fissura anal pode ser aguda ou crônica.

 

Causas:

A fissura anal é muito comum em pessoas com fezes mais moles.

Em consequência a saída do intestino está raramente bem dilatada: a musculatura, que fecha o ânus, contrai demais com o tempo pela falta de dilatação muscular por fezes formadas.

A contração constante causa diminuição da irrigação sanguínea de todos os tecidos na região e assim também da pele delicada do ânus. Com o tempo a pele atrofia, fica fraca e facilmente violável.

Qualquer irritação adicional causar um ferimento desta pele, tipicamente na parte dorsal, com dores queimantes após cada defecação. Esta irritação pode consistir numa inflamação do intestino com ou sem diarreia. Ou numa dilatação inusitada por fezes mais grossas e/ou duras.

 

Tratamento:

1. Higiene anal: Água abundante (ducha anal), nada de sabão, secar com toalha limpa, não com papel.

2. Diminuição da dor e do tono muscular com cremes cicatrizantes que contém um anestésico local e medicamentos relaxantes para melhorar a alimentação sanguínea da pele anal. Em certas pessoas as cremes podem causar dor de cabeça.

3. Normalização da consistência das fezes por aumento do volume do bolo fecal (alimentação rica em fibras, macrogol, medicamentos contra parasitos intestinais)

4. Dilatação mecânica da musculatura anal encolhida: Isto deve ser feito suavemente com um dilatador anal (veja instrumentos abaixo). Usa-se um dilatador anal com creme cicatrizante para diminuir a fricção, para anestesiar a ferida dolorida e aumentar a irrigação sanguínea por relaxamento da musculatura encurtada.

 

É necessário introduzir o dilatador no começo bem cuidadosamente para evitar dor demais e para aprender a relaxar a musculatura anal durante o procedimento (bio-feedback).
Atos heroicos devem ser evitados para não ferir as fibras musculares do ano.


Pessoas muito sensíveis a dor devem meia hora antes do procedimento tomar um comprimido de Dipirona ou dois comprimidos de Paracetamol (um gramo pro dose, máximo 3 gramas por dia).
Uma sessão dura aproximadamente 10 minutos. Em cada nova sessão tenta-se introduzir o instrumento um pouco mais.

 

O exercício no começo tem que ser repetido várias vezes no dia, após diminuição das dores mais raras vezes.

Após cura recomenda-se continuar com dilatações duas vezes por semana, já que a tendência de contrair a musculatura anal persiste. Após a cura basta usar vaselina simples em vez da creme cicatrizante.

 

A tendência da fissura anal voltar existe especialmente, caso a consistência das fezes não pode ser normalizada.
Modelos de dilatador anal para uso terapêutico

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados