Hemorroidas, coceira e eczema perianal

Hemorroidas, coceira e eczema perianal

O que precisamos fazer para tranquilizar esta região?

 

Doenças na região anal tem impacto negativo na qualidade de vida

Eczema perianal significa uma doença de pele no arredor da saída do intestino, do ânus.

Qualquer irritação da pele na região anal induzirá coceira, a pessoa começará coçar. Isto pode levar a ferimentos abertos.

 

O eczema perianal pode ter várias causas.

A  saída do trato gastrointestinal é firmemente fechada por músculos com os nomes esfíncter interno e esfíncter externo.

A maioria das crianças só controla seu esfíncter externo firmemente na idade de 3 a 4 anos. A ação do esfíncter interno não pode ser influenciada nem por adultos.

Mesmo com um bom funcionamento dos esfíncter estaria o ânus constantemente úmido se não houvesse três grandes almofadinhas cheias de sangue no fim do reto logo acima do ânus. Elas pressionam uma contra a outra e, assim, fecham o intestino hermeticamente à prova de água e gás.

Enquanto o ânus está altamente sensível à dor, como todos sabemos, estas almofadinhas sentem nenhuma sensação de dor: acima da línha dentada pode-se picar, cortar ou queimar esta parte do intestino, ele não protestará.
A única coisa que o intestino não aguenta: ao ficar congestionado ele reage com dor e cólicas.

 

Devido à congestão demais ou fraqueza hereditária o tecido conjuntivo das almofadinhas pode dilatar, tornando-as maiores e inflamadas.

Aí se fala de hemorroidas. Os sintomas típicos de inflamação das hemorroidas são exsudação com irritação da pele do ânus, dor mais ou menos intensa no ânus e, frequentemente, uma sensação incômoda de queimação interna junto com sangramento.
Pelo umedecimento constante a pele perianal enfraquece. Neste ambiente úmido, com temperatura agradável, com alimentação de sucos intestinais em abundância dá para viver bem para todo tipo de bactéria, fungo e vírus. Temos aí a cobaia perfeita para o desenvolvimento de doenças da pele perianal.

 

Um sangramento anal precisa sempre ser esclarecido

Encontramos hemorroidas com mais frequência em mulheres grávidas, em pessoas com trabalho sedentário (prisão de ventre!), em pessoas com forte apetite que comem ou bebem muito, em cavaleiros, mas também no câncer retal. Portanto, todo sangramento do intestino deve ser esclarecido por endoscopia e o câncer de cólon deve ser descartado.

 

O jorro de água limpa todos os detritos

Água é o santo remédio

A medida mais importante para evitar o desenvolvimento de moléstias anais é bastante água limpa, sem sabão. Tomar banho ou lavar o ânus com ducha higiênica, com abundância de água, após cada evacuação previne a maioria das doenças anais.
Após a lavagem, seque o ano cuidadosamente com uma toalha limpa.

 

Atividade física diminui constipação

Regulação das fezes, quando necessário, com meios naturais, mas sobretudo com exercício físico. O movimento mais adequado para nós é a caminhada, buscando nosso alimento. Quando movimentamos, também o intestino está mais ativo.

Vivemos na zona tropical do planeta. Mesmo com boa higiene é fácil ser contagiado por um parasito intestinal. Ou por vários de uma vez. Esta infecção pode resultar em constipação ou diarreia, perda de sangue (anemia) e perda de vitaminas e outras sustâncias nutritivas. Aí a regra áurea é: Tomar cada seis meses medicamentos para eliminar todo tipo de parasito.

Se ainda tem dificuldade de evacuar, fale com seu proctologista ou  comigo. É nosso trabalho de ajudar.

 

Outras causas importantes de eczema perianal são as reações de intolerância da pele a produtos químicos

Papel de banho pode ser a causa de irritações perianais constantes

Fragrâncias, desinfetantes ou alvejante de papel podem ser a causa de irritações constantes na região. Nesse caso, é melhor não usar papel higiênico. Não use panos repetidas vezes, pois os panos são criadouros de bactérias. Também não use lenços umedecidos, sprays íntimos, cremes etc., oferecidos pela indústria.
E não desinfecte. A pele lá conhece os germes da região e sabe lidar com eles.

 

Mais uma vez: água é o melhor e mais comprovado agente de limpeza e cuidado para o ânus.

O tratamento com uma pomada serve para aliviar os sintomas agudos. No entanto, o tratamento com pomada nem sempre é o tratamento da causa. A causa verdadeira em geral são as almofadinhas hemorroidais deformadas.

 

A terapia certa do proctologista é diminuir as hemorroidas ao tamanho normal. Não fique preocupado, os tratamentos do especialista não molestam muito, caso que o processo não está muito avançado.

Para normalizar o tamanho exagerado de hemorroidas existem vários métodos. Pode-se induzir uma trombose na hemorroida ou diminuir o tamanho por estrangulação do excesso com uma liga. Esta última é hoje o standard.

Repito: Estes tratamentos molestam pouco. Mas caso que o processo está já muito avançado, a cirurgia será necessária.

Claro, nenhum destes métodos cura para sempre, já que cada dia ficamos um pouco mais velhos. Assim a degeneração continua, especialmente em caso de estilo de vida inadequado aos nossos genes. Eles mandam levantar e andar todo dia para buscar o próprio sustento. Difícil de superar a preguiça em tempos de fartura e sem fome real, mas necessário para manter a própria saúde.

Lembre:
Como na vida real o mesmo lema na medicina: trate os danos pequenos logo no início, antes que eles se transformarem em danos grandes. Somente assim terá paz nesta região.

 

Dicas para pacientes com hemorroidas e coceira anal

  • A lavagem do ânus com uma ducha higiênica é o santo remédio para deixar a região toda saudável

    Abundância de água é um santo remédio para a região anal – compre uma ducha anal

  • Use a ducha anal após cada defecação ou mais vezes no dia
  • Depois da lavagem seque cuidadosamente com uma toalha limpa, sem esfregar.
  • Deixe a pele no arredor do ano sempre limpa e seca
  • Evite coçar-se e ferir assim essa pele macia
  • Evite sabão perfumado, perfumes e papel de banho, que podem conter sustâncias irritantes
  • Use roupas e roupa íntima bem folgadas e de preferência de algodão
  • Alimentação rica em fibras e a cada hora um pouco de líquido facilitam a defecação.
    Beber água frequentemente é como uma chuva agrícola que irriga bem. Tomar muita água de uma vez é para o corpo como uma chuva torrencial: faz inundação e desaparece sem umedecer bem.
    Fibras são a comida predileta da flora intestinal boa. Ela produz sustâncias saudáveis que deixam o corpo mais forte.

 

Evite comidas e bebidas que podem aumentar a coceira. Experimente para saber o que faz irritação. Podem ser p.ex. pimentas, frutas cítricas, tomates, chocolate, café, chá e álcool.

Em caso de ferimentos abertos ou erosões use uma pasta d´água diluída para entre as nádegas e nas partes de se sentar (poucas aplicações para não secar demais).

 

Caso que não consegue tratar os sintomas satisfatoriamente, procure ajuda médica. Existem excelentes tratamentos médicos

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados