Escola de vida – O que moribundos teriam gostado de fazer melhor na sua vida

Escola de vida

O que moribundos teriam gostado de fazer melhor na sua vida

 

Bronnie Ware, uma enfermeira australiana, escreveu sobre os desejos de moribundos

Bronnie Ware, uma enfermeira australiana, fez entrevistas com moribundos antes de eles morreram. E publicou o resumo destes desejos.

As mensagens abaixo mostram como estas pessoas se distanciaram das necessidades básicas do ser humano durante sua vida, pelas razões mais diferentes.

As mensagens mostram claramente:
“O que o ser humano realmente precisa para ter uma vida feliz, pode ser conseguido com pouco dinheiro.”

 

Houve cinco mensagens principais:
  1. Devia ter tido mais alegria
  2. Devia ter tido mais amigos
  3. Devia ter mostrado mais emoções
  4. Devia ter trabalhado menos
  5. Devia ter feito o que vem do meu coração. E não o que achei que os outros querem de mim

 

“Gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo” é o título do livro dela. Este reconhecimento, que é preciso agir de acordo com o próprio coração, é o mais importante. É base de uma vida exitosa, autodefinida, a base para qualquer profissão que pode ser exercitada com alegria durante uma vida inteira.

Infelizmente é bastante tarde quando vem este reconhecimento no leito da morte.
Quanto mais cedo nós decidimos para uma vida própria, satisfatória e feliz, mais fáceis e exitosas nossas tarefas diurnas, mais felizes nossas famílias.

 

Importante é de se “decidir” e não “desejar alguma coisa”

E tudo começa com regras claras do indivíduo para se mesmo. Com a decisão para onde um indivíduo quer chegar.

Será preciso talvez desistir conscientemente de muitas coisas, fazer sacrifícios, ter que esclarecer assuntos com a família, com os colegas ou com o chefe.

 

Qual a meta?

Para conseguir uma vida autodeterminada, só querer não basta. É preciso trabalhar, na escola, na empresa, na universidade, em qualquer lugar que se escolha. Quanto mais se aprende, quanto mais determinação existe, mais fácil encontrará o indivíduo seu trabalho desejado. Este trabalho que deixa ele contente durante um tempo ou durante uma vida inteira.

Observa: cada trabalho precisa limites claros para deixar espaço para a família, para os amigos, para encher corpo e alma com a sensação de viver.

O benefício do esforço é a vida de acordo com se mesmo, não apenas após ficar velho e aposentado, senão já na vida útil. Uma dica alemã muito verdadeira diz “Existe uma vida antes da morte”.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados