Comida altamente industrializada faz mal. Verdade ou não?

Comida altamente industrializada faz mal. Verdade ou não?

É bom estar bem informado

 

Fast food é comida processada, rica em sal, gordura, farinha e açúcar

Como as plantas têm suas raízes no chão, nós temos nossas raízes no intestino.  E o que aí passa, constrói nosso corpo.

Comida industrializada tem suas vantagens. É barata, pronta na hora, a cozinha fica limpa.
Neste mundo todo bom tem seu lado mal. Assim também toda comodidade tem seu lado negativo.

Diariamente absorve o nosso corpo micro- e nanoplásticos (MNP), principalmente pelos pulmões e pelo intestino. Por embalagens de comida, garrafas e bebidas entram atualmente umas 5 gramas cada semana no nosso intestino.

Micro- e nanoplástico altera o ambiente do nosso intestino em animais de cobaia e no homem, danifica populações de bactérias saudáveis e permite a disseminação de bactérias menos favoráveis para a saúde do ser humano.
Lembramos que nossos genes praticamente não se modificaram mais, desde o tempo das cavernas 100.000 anos antes de Cristo. Neste tempo não existia trigo nem açúcar. A comida dos antepassados era pobre em carboidratos.

 

Definição: Comidas industrializadas são estas para comer diretamente ou para só esquentar, como pizza pronta, sopas, carnes, molhos e menus completos. E a maioria dos doces, alimentos adoçados como p.ex. iogurtes e barras, refrigerantes como Coca-Cola, Fanta, Sprite e outras.

Os três adoçantes mais importantes são Aspartam, Acesulfam-K e Sucralose. Enquanto em estudos para Aspartam e Acesulfam-K um efeito cancerígeno está comprovado, este efeito não foi encontrado em Sucralose.
Sucralose não é um açúcar natural.  É um produto clorato de açúcar comum, 400 a 700 vezes mais doce que o açúcar de casa e de difícil decomposição natural. Pode provocar gases e diarreia no intestino e age no intestino como um pró-inflamatório por modificação da microbiota, da flora intestinal. Por causa da difícil decomposição Sucralose pode ser usada como indicador de poluição de água.

 

Quem costuma comer comidas deste tipo, tem chance de desenvolver sobrepeso em 31 a 48%, tem chance para desenvolver obesidade em 41 a 90%.
Segundo estatísticas, cada 10% a mais de comida pronta no seu cardápio é associado a 18% mais chance de ficar gordo.

 

Comida industrializada contém mais coisas que se pensa

Ácidos graxos trans formam se facilmente no calor do forno

Durante a produção de alimentos industrializados desenvolvem se facilmente os chamados “process contaminants”, sustâncias contaminantes que aparecem no produto durante a produção, como p.ex. ácidos graxos trans, conhecidos provocadores de arteriosclerose e/ou sustâncias cancerígenas como acrilamida.
Também podem se desenvolver ésteres de ácidos graxos genotóxicos e cancerígenos com nomes inefáveis como monoclorproprandil ou glicidil à base da glicerina de vários óleos de planta.
Mesmo com armazenagem adequada acontecem processos de oxidação e formação de produtos de degradação. Estes podem acelerar a arteriosclerose.

Sustâncias como bisfenol-A e ftalatos, conhecidas como disruptores endócrinos, podem passar da embalagem para o alimento. Disruptores endócrinoss são associados ao desenvolvimento de obesidade, doenças cardiovasculares, Diabetes tipo 2 e câncer, especialmente câncer da mama.

Pessoas que comem mais que duas porções de comida industrializada por dia, tem estatisticamente seu risco de morrer em 62% elevado, comparadas com pessoas com consumo mínimo.

Resta informar que comida industrializada contém emulsionantes,  intensificadores artificiais de sabor, aromatizantes, corantes e conservantes. A boa cozinha caseira conhece substâncias naturais com o mesmo efeito.

 

Não seria melhor celebrar o tempo de refeições como antigamente?

Comida industrialmente produzida e rapidamente consumida geralmente retarda a sensação de saciedade demais e significa consumo de energia aumentado.

Slow food, em inglês comida lenta, faz parte de um atual movimento de autodefesa contra uma vida que se tornou desumana. Significa preparar e consumir comida com mais tempo, acompanhado de familiares e amigos. Faz parte de uma vida com mais qualidade, significa a volta a uma vida mais adequada a nós mesmos, estressados pela velocidade exagerada dos tempos atuais.

 

 

Refeições em grupo são mais saudáveis que comer sozinho

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados