Falta de ferro no organismo: uma doença com muitos sintomas

Falta de ferro no organismo

Uma doença com muitos sintomas

 

Falta de ferro no organismo humano é o estado de deficiência mais frequente no mundo todo. Um estado que diminui drasticamente a qualidade de vida e facilita a chegada de doenças.
Parte dos grupos de risco são as gestantes e lactantes, mulheres que menstruam, especialmente estas com menstruação forte ou alimentação precária, bebês e crianças pequenas, também atletas e pacientes portadores de um carcinoma.

Todos estes sintomas são consequência de falta de ferro. A lista não é completa

 

O ferro é um metal essencial que o organismo necessita pra muitos processos químicos dentro de cada célula

Cada célula do corpo precisa oxigênio, ninguém pode viver sem oxigênio. Ferro é preciso para que possamos respirar. O oxigênio é transportado, ligado ao ferro da hemoglobina, dentro dos glóbulos vermelhos, os eritrócitos. Precisamos ferro para produzir colágeno, para ter um esqueleto firme, para que músculos possam trabalhar.

Um nível baixo de ferro no organismo resulta, dependendo da severidade, em cansaço, fadiga, pele pálida e seca, perda de cabelo (eflúvio), unhas que quebram, rachaduras dos ângulos da boca, atrofia da mucosa da boca e erosões da faringe, em ansiedade e depressão, coração acelerado (taquicardia), falta de ar (dispneia), podem resultar até inflamações submucosas, um fator de risco para p.ex. o carcinoma de esôfago. O sistema imunitário não pode funcionar bem sem um nível satisfatório de ferro no organismo.

É facilmente entendível que a falta de ferro no organismo influencia diretamente a saúde e assim a qualidade de vida.

 

Um déficit de ferro começa por três causas possíveis:
  1. O organismo precisa mais ferro (p.ex. em mulheres pela menstruação ou na gravidez, atletas)
  2. A reabsorção de ferro é diminuída (p.ex. em caso de certas dietas vegetarianas, doenças cardíacas, doenças intestinais ou renais, doenças malignas)
  3. A perda de ferro é aumentada (p.ex. em caso de sangramento agudo por ferimento, menstruação forte ou prolongada, tumores intestinais ou das vias urinárias)

 

De anemia por falta de ferro falamos, quando os depósitos de ferro no corpo são esgotados e o organismo não pode mais produzir bastante sangue. Neste caso não basta só tomar ferro até normalizar a taxa de hemoglobina no hemograma. É preciso  encher também os depósitos do organismo com ferro. Isto demora em terapia oral contínua no mínimo seis meses.

 

Detecção e tratamento da causa que levou a falte de ferro ou anemia é tão importante como a reposição do déficit de ferro

Sabe se que menos ferro tomado diariamente é melhor que tomar doses altas, pois doses altas provocam no intestino um bloqueio de reabsorção.

Caso que é preciso encher os depósitos rapidamente, é bom de conversar com seu médico sobre a aplicação de ferro na veia (nunca no músculo!).  Existe uma fórmula fácil para o médico calcular a dose necessária para encher os depósitos semanalmente sem sobrecarregar o organismo com ferro. Ferro demais no organismo tem um efeito tóxico.

 

Detecta-se a deficiência de ferro com o hemograma. As vezes é preciso fazer exames adicionais (Saturação de Transferina, Ferritina do soro, Proteina C-reativa [PCR])

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados