Sal de cozinha

Sal de cozinha

Sal, tão delicioso, tão nocivo

Sal de cozinha, tão gostoso, tão nocivo

Pegar logo o saleiro antes de provar a comida é um costume bastante comum. Mas um estudo novo mostra que comer muito sal não tem só consequências para a pressão arterial.

Já no ano 2015 observou um grupo de trabalho do centro de pesquisa Max Delbrück na Alemanha que concentrações aumentadas de sódio no sangue afetam ativação e função de patrulhamento de monócitos, um tipo de células de defesa.
“Mas não sabíamos exatamente o que estava acontecendo na célula”, diz a Dra. Sabrina Geisberger do Instituto de Biologia em Berlim (BIMSB). Ela é a principal autora do novo estudo que agora foi publicado na revista Circulation.

Sal interrompe a cadeia respiratória nas células

Primeiro observaram os pesquisadores o metabolismo destas células imunológicas em laboratório. Elas haviam sido previamente expostas a elevadas concentrações de sal. Após três horas as mudanças já eram aparentes, a cadeia respiratória era interrompida. Assim as células produziram menos combustível celular, o trifosfato de adenosina (ATP), e usaram menos oxigênio. O ATP é produzido nas mitocôndrias com a ajuda de uma cadeia complexa de reações bioquímicas, a chamada cadeia respiratória. “O sal de cozinha inibe muito especificamente o complexo II da cadeia respiratória.”

A falta de energia tinha consequências, pois os monócitos amadureceram de maneira diferente. Os fagócitos, cujo trabalho é rastrear e eliminar os patógenos do corpo, eram mais ativos, alarmados e bem mais capacitados de combater agentes patógenos. Mas processos inflamatórios promovidos assim são capazes de aumentar possivelmente o risco cardiovascular.

Os efeitos do sal são passageiros

Como segunda parte de um estudo, indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino consumiram diariamente durante 14 dias seis gramas de sal de cozinha em forma de comprimidos adicionalmente a sua comida normal. Em outro estudo clínico, os pesquisadores também examinaram uma situação cotidiana típica, é dizer comer uma pizza italiana.

Os pesquisadores analisaram então a condição dos monócitos no sangue dos indivíduos. O resultado: o efeito asfixiador na atividade da cadeia respiratória de mitocôndrias era evidente no aumento da ingestão de sal a longo prazo, mas também já visível após o consumo de uma única pizza.
Coisa boa: após 8 horas o efeito inibidor quase não era mais detectável. A atividade mitocondrial assim não era inibida permanentemente. Porque se houvesse uma interrupção de longa duração, haveria que se preocupar que as células seriam abastecidas de energia apenas de forma limitada no longo prazo, explicou um dos pesquisadores.

Efeitos de acumulação ocorrem supostamente quando as pessoas comem várias vezes ao dia refeições muito salgadas. Isso precisa ser investigado como próximo passo.
Uma pizza continha um total de dez gramas de sal. As sociedades de nutrição recomendam não mais do que cinco a seis gramas por dia para adultos, incluído o sal escondido nos alimentos processados.

Íon pequeno, grande impacto

Salina da linda cidade de Trapani em Sicília. Já os fenícios produziram sal marinho no oeste desta ilha italiana

“O achado fundamental de nosso estudo é que uma molécula tão pequena quanto o íon sódio pode inibir uma enzima muito central da cadeia respiratória com extrema eficiência”, enfatizam os pesquisadores. “Quando esses íons fluem para as mitocôndrias – e o fazem sob diferentes condições fisiológicas – eles regulam o ponto central da cadeia de transporte de elétrons.”

Portanto, parece ser um mecanismo regulador básico da célula. Agora deve ser investigado em outras células do corpo, se este mecanismo também pode ser influenciado pelo sal em outros tipos de células.

Isso é extremamente provável, porque mitocôndrias podem ser encontradas em todas as células do corpo, com exceção dos glóbulos vermelhos.

Ainda não está muito claro como o influxo de sódio na mitocôndria é regulado em certos tipos de células. E o que serão as consequências respeito à saúde do indivíduo.

No entanto, o estudo confirma que o excessivo consumo de sal afeta a saúde. Você acha que você pode-se acostumar de usar menos sal?

Pacientes com uso diário de diuréticos como Furosemida, Hidroclorotiazida, Clortalidona etc. devem usar todos os dias uma quantia moderada de sal de cozinha, já que estes remédios forçam a saída de sódio pela urina.
Evitar o sal completamente seria um erro grande, pois assim o corpo pode facilmente entrar numa hiponatremia (falta de sal no corpo), especialmente em idade avançada. Hiponatremia severa é um transtorno metabólico que pode levar a sintomas graves.

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados