Como trabalha a nossa defesa – Parte 1

Como trabalha a nossa defesa – parte 1

Tudo que você precisa saber para aumentar a força da sua defesa

 

“Temos um sistema imunitário maravilhoso, cientificamente ainda não por completo entendido, mas que funciona perfeitamente caso nós mesmos não travamos ele… ”                                                   (Dr. Scholber, colega alemão)

 

Os órgãos do nosso sistema imunitário – © todamateria.com.br

A cada momento acontecem mini-ferimentos significantes ou insignificantes fora ou dentro do nosso corpo pelo que fazemos, que trabalhamos, corremos, atacamos, machucando partes do corpo pelo trabalho, por ficar muito tempo sentado, por fazermos trabalhos monótonos etc., quse sempre sem notar. Aí é preciso consertar.

O corpo conhece uma única forma de conserto que chamamos inflamação ou inflamação silenciosa.

Em sentido figurativo significa inflamação que primeiro vem as células gari que tiram o lixo celular e limpam o terreno, depois as células pedreiros, os encanadores, os estucadores e os pintores. Aí o dano está consertado. Esta sequência de células reparadoras especializadas acontece milhares de vezes todo dia.

Você entende agora, porque o uso talvez contínuo de um anti-inflamatório só faz sentido em doenças, onde a própria defesa agride erroneamente ao próprio corpo?

No nosso corpo, na pele, nas mucosas e em cada cavidade, vive uma infinidade de bactérias, fungos e vírus, em soma  muito mais do que células próprias do corpo.

Essa multidão acha as condições do nosso corpo ideais para sua própria vida e procriação. Tem temperatura agradável, umidade e comida em abundância. Assim ela convive conosco, recebe comida e oferece seus produtos favoráveis para nossa saúde.Uma situação “Win-win” para ambos os lados.

Estas populações chamamos microbiota. Tem microbiota da pele, dos seios faciais, dos pulmões, do intestino, da bexiga urinária.
Não é assim como aprendi como estudante de medicina, que pulmões ou bexiga seriam estéreis.
Dentro do corpo propriamente dito a defesa imunitária não tolera nada estranho.

O corpo é agredido a cada momento da nossa vida por uma infinidade de outros germes, bactérias, fungos, vírus e  parasitos potencialmente agressivos e perigosos do nosso ambiente natural.

Normalmente não notamos nada dos ataques e machucações, pois o sistema imunitário defende-se eficientemente muito antes dêles poderem danificar o corpo. Também células degeneradas ou células cancerosas são logo detectadas e eliminadas pelo sistema imunitário – se o sistema é saudável.

Mas a luta contra os invasores pode durar mais tempo e a vitória sobre eles pode demorar ou falhar, caso que germes estranhos são muito agressivos. Ou quando o sistema imunitário está enfraquecido por demais stress, por falta de nutrientes adequados aos nossos genes ou por outras influencias negativas persistentes.
Neste caso o corpo empregará esforços adicionais, produzindo p.ex. um resfriado bem forte e estimulando a defesa até com febre, já que a febre, o aumento anormal da temperatura, deixa a nossa defesa bem mais violenta, mais tóxica contra qualquer intruso.

Na idade avançada pode faltar febre, pois o ser humano envelhece e naturalmente envelhece também seu sistema imunitário. Aí falamos da chamada senescência imunológica ou imunossenescência.
Um estilo de vida ativo, adequado aos nossos genes, freia o envelhecimento corporal precoce e assim também o envelhecimento da nossa defesa. Vice versa aumenta um estilo de vida não adequado, alimentos não previstos na nossa alimentação e comida industrial ultra-processada a inflamação silenciosa no corpo. A inflamação silenciosa é a causa de envelhecimento de todo ser vivo e por fim de sua morte.

Nossa defesa cresce e se fortalece somente no contato com os inimigos. Mamíferos que cresceram num ambiente completamente estéril sem contato com o ambiente natural, não desenvolvem uma imunidade. Eles morrem dentro de poucas horas por septicemia após serem expostos ao ambiente natural.

Isto não quer dizer, que você deve desprezar sua higiene pessoal ou essa das suas refeições. Higiene bem aplicada evita doenças desnecessárias. Lavar mãos sujas e lavar a comida antes do consumo seguramente não é nada errado.
Mas é exagero e contraprodutivo tentar eliminar germes com desinfetantes no seu ambiente caseiro, em cada roupa, sapato, móvel, chão ou outro objeto da sua casa, como é mostrado na propaganda da televisão por vendedores destes produtos. Limpeza basta!

Como o corpo de todo ser vivo o corpo humano é aperfeiçoado para uma vida ativa, para buscar seu sustento todo santo dia, caminhando e trabalhando num ambiente agressivo. A atividade corporal é escrita nos nossos genes. Observar esta regra e se movimentar mesmo sem necessidade evita as chamadas doenças civilizatórias e deixa toda célula funcionar normalmente. E assim também o sistema da defesa.

Observação dos ritmos do nosso relógio biológico, ficando ativos na luz natural durante o dia, dormindo a noite em vez de ver filmes em TV ou celular até a madrugada, é um fator importante para manter defesa e saúde.

 

Inatividade leva à meia-vida de cada célula, a meia-vida leva às “doenças civilizatórias”, não é preciso ser obeso. Esta lista não é completa.

Para estes que querem saber mais sobre o sistema imunitário, tem aqui mais explicações

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados