Dor na cabeça, nuca e ombro – como destravar tudo

Dor na cabeça, nuca e ombro – como destravar tudo

O segredo é alongamento da musculatura dos ombros e do pescoço

 

“O que piora na idade, melhora com movimento corporal.”
O estado de músculos e tendões é o resultado das nossas atividades cotidianas
(Roland Liebscher, engenheiro mecânico e um dos fisioterapeutas mais conhecidos da Alemanha)

 

A dor do ombro é tratável. Quando mais cedo e contínuo o tratamento, melhor é

Você sabia que andávamos a maior parte da nossa evolução como quadrúpedes? Sim, andar em dois pés é uma realidade muito recente. Dentro de nós são todos os reflexos posturais do animal quadrúpede ainda ativos. Reflexos de um ser vivo construído pela natureza para buscar a própria comida e para procriar. Como os outros seres vivos, animais e plantas.

Estes reflexos ativos facilitam a ma postura, caso que não vivemos como a natureza previu, buscando nossa comida por caminhada, colhendo com as mãos nossos alimentos acima, abaixo ou no nível da terra. A vida moderna não sabe nada destas atividades.

Stress, ansiedade e nosso trabalho cotidiano, muitas vezes bastante monótono, falta de atividade muscular ou exagero de atividade muscular favorecem o encurtamento muscular nas pernas, costas baixas, ombros e pescoço.

Encurtamento muscular facilita não somente nas articulações grandes dor e degeneração pela pressão exagerada, senão também nas articulações pequenas das vértebras e em discos vertebrais.

Para ficar ágil e evitar dor de coluna é útil fazer alongamento diário para o corpo todo, para pernas, tronco, braços e nuca.

 

Alongamento da musculatura do pescoço é bem mais fácil e eficiente após alongamento da musculatura dos ombros.

 

Começaremos então com os alongamentos dos ombros.

Aconselho fazer o exercício para ombros e pescoço após o alongamento do tronco. Enquanto se faz o alongamento do tronco melhor em posição deitada, depois do seu expediente e antes de se deitar a noite, é mais fácil fazer o alongamento de ombros e pescoço em posição sentada.
Em pessoas com musculatura muito rígida será talvez necessário repetir o exercício pela manhã antes de começar o dia.

Alongamento da musculatura dos ombros ajuda relaxar a musculatura do pescoço

Os primeiros dois exercícios, bem feitos, relaxam a tensão muscular nos ombros e facilitam depois a rotação do crânio.

O terceiro e quarto exercício alonga os peitorais que tem uma tendência forte de encurtar, herança de tempos remotos.  Peitorais encurtados sobrecarregam a musculatura de pescoço e ombros com seu novíssimo trabalho de deixar nos em posição erguida, em posição de dona e dono.

Musculatura sobrecarregada cria pontos gatilho que favorecem rigidez muscular e dor de cabeça crônica.

 

O treinamento acima de 8 e abaixo de 10 é o treinamento mais eficiente. Tente sorrir ainda.

Aconselho alongar da maneira que a dor da tensão é ainda suportável, entre 8 e 9, numa escala de zero (nenhuma dor) a dez (dor máxima imaginável). É preciso que você ainda possa sorrir, mesmo esforçado.

Alongamentos são eficientes só quando doem e quando cada exercício dure pelo menos 30 segundos. Ideal são 120 segundos. Com o tempo você notará que não sente mais dor ao alongar, somente tensão.

 

Movimentar todos os músculos e articulações do pescoço deixa os discos vertebrais saudáveis

 

Movimentar a cabeça em rotação, alonga a musculatura encurtada da nuca, relaxa a pressão nos discos vertebrais e alimenta-os ao mesmo tempo

Seria pouco prudente de parar com os alongamentos diários após ficar melhor, já que todo humano tem seus costumes que dificilmente abandona. E todo humano tem a tendência de lateralização: todos nós preferimos virar para um lado para fazer um trabalho, para se abaixar etc. Com o tempo será assim a musculatura de um lado do corpo novamente mais tensa que essa do outro lado. Isto facilita a insuficiência postural, causa de praticamente todas as dores musculares. Toda dor recomeçaria…

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados