Cálculos renais – nefrolitiase
Como você poder evitá-los

Viver na zona tropical favorece a formação de cálculos renais por suar mais que nos países frios e por ficar às vezes desidratado.
Na rua fala-se de pedras no rim. Nós médicos chamamos a doença de cálculos renais nefrolitiase. Existem famílias, onde a genética favorece a formação destes cálculos.
O número de pacientes com cálculos renais é impressionantemente alto aqui no vale de Cariri.
O que mais me impressiona, é que a maioria dos pacientes acha esta doença dada por Deus – “é assim mesmo, doutor”. E no se preocupam muito.
Não é assim mesmo. Você pode fazer muita coisa para evitar a formação de cálculos renais. E evitar assim a dor horrível das cólicas renais, a gota, a destruição dos rins, a hemodiálise e talvez o fim precoce da vida.
Quero aqui orientar, como é possível evitar a nefrolitiase.
O trabalho dos rins é limpar o sangue de tóxicos e recuperar sais, açúcar e água, concentrando a urina para o corpo não desidratar. Quanto menos água no corpo, tanto maior a necessidade de concentrar a urina para evitar a desidratação.
Sais muito concentrados formam cristais, o começo de cálculos renais.
Aqui a primeira regra: Beba água, a bebida prevista pela natureza para todo ser vivo

Seja mais clemente com seus rins:
Só tomar um copo de água a mais do que você acha necessário, pela manhã e pela tarde, já diminui o trabalho dos seus rins na metade e ajudarão eles a funcionar mais tempo.
Refrigerantes provocam a nefrolitiase.
Existem doenças que escurecem a urina, mas eles não são assunto desta informação.
Em geral é a urina escura, carregada, quando você não bebeu bastante. A urina de um corpo suficientemente hidratado tem a cor amarelo-clara.
Beber demais água, assim que a urina é sempre branca, pode sobrecarregar seus rins com o tempo e levar à outras doenças.

Ideais são refrescos de limão sem açúcar por o limão conter a maior quantia de citratos naturais.
Citratos dificultam a formação de cristais e podem até dissolver cálculos já existentes, p.ex. cálculos formados de ácido úrico ou de sais de cálcio. Limão contém mais citratos que p.ex. laranja.
Sobrepeso é um fator importante para a formação de cálculos renais
Sem caminhada é impossível manter a própria saúde ou controlar o peso. Não existe obesidade saudável. Lembre-se que a natureza nos aperfeiçoou para encontrar o nosso sustento com os próprios pés.
Apesar da caminhada são as medidas mais seguras para perder peso
- Comida adequada aos nossos genes,
- porções moderadas e
- o abandono de vícios como p.ex. muito açúcar e álcool.
O papel das vitamina C e B

Comendo alimentos e tomando bebidas que contém bastante vitamina C ajuda a diminuir a formação de cálculos renais.
Quanto mais comida pronta, mais açúcares, massas, outros produtos de farinha e carne você come, mais azeda sua urina e maior a chance de se formarem cálculos renais.
Quanto mais natural sua alimentação, menos azeda será sua urina.
A comida prevista nos nossos genes contém todos os micronutrientes, vitaminas e minerais necessários. Entre outros bastante magnésio, um mineral de suma importância para nossa saúde.
Para gente que não come bastante coisa verde e quer preservar seus rins, não faz mal tomar diariamente uma pequena quantia adicional de magnésio, p.ex. uma colherzinha de leite de Magnésia ou magnésio em cápsulas.
Magnésio em quantia maior é usado como laxante natural e pode em quantia grande causar diarreia.
Vitaminas do complexo B ajudam na prevenção de cálculos renais. Comer nossa comida natural e uma vez por semana fígado de um animal jovem ajuda manter um bom nível destas vitaminas essenciais.
Ácido úrico elevado leva não somente à destruição de vasos, articulações e órgãos, senão também à nefrolitiase. Num livro velho de medicina li a frase:
A gota vem quando uma pessoa come demais carne e sal, não bebe bastante água e detesta frutas.

A vida com demais carne e demais vinho é a origem da gota
No medieval era a gota, a crise de ácido úrico elevado, somente conhecido em casas de nível social elevado. P.ex. na casa real, nos mosteiros, na casa paroquial ou em casa de comerciantes ricos.
O pobre não conhecia a gota. Não teve o dinheiro suficiente para tomar vinho. E no domingo a carne de galinha era dividida entre a família toda com muitas bocas de criança.
Viver um estilo de vida mais modesto, mais adequado aos nossos genes, é a chave para uma vida longa e saudável. Com comidas e bebidas que a sua bisavó ainda conhecia e preparava, com o movimento corporal na luz do dia, como nossos antepassados ainda fizeram por pura necessidade de sobreviver.
Resumo
- O estilo de vida facilita a formação de cálculos renais
- Citratos, especialmente do limão, evitam cálculos renais
- Tomar água em vez de refrigerante dificulta a formação de cálculos renais
- Refresco de limão ou limão em fatias no copo de água previne e até dissolve cálculos renais

O que achou dessa informação: