Alongamento e dor

Alongamento e dor

Sentir dor durante o alongamento é normal e mostra que o alongamento é eficiente

 

O estado de músculos e tendões é o resultado das nossas atividades cotidianas
(Roland Liebscher, engenheiro mecânico e um dos fisioterapeutas mais conhecidos da Alemanha)

 

O encurtamento dos músculos peitorais sobrecarrega as contrapartes. O resultado é dor de cabeça e dor dos ombros

Muitas pessoas acham que é preciso diminuir certo movimento caso que o movimento dói.
Muito errado, uma visão ultrapassada do nosso corpo, pois aí começará um círculo da dor.

Caso que a dor não é causada por doenças serias como p.ex. doenças oncológicas ou cirúrgicas, é bom pensar na nossa origem, no que nós somos. E talvez seguir estas informações.

Como todos os outros seres vivos do planeta fomos desenvolvidos pela natureza para os mesmos dois fins: para buscar nosso sustento e para procriar.

A musculatura de jovens encolhe e começa doer já caso que eles não se movimentam como é previsto nos genes de todos nós. O diagnóstico é “insuficiência postural”. Ou em outras palavras: o corpo não é capaz de se manter em posição normal pelo desequilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas.

Pior na idade acima dos 40, quando o corpo começa apresentar os primeiros sinais de envelhecimento.

 

 

Para evitar a dor por insuficiência postural existem dois remédios eficientes

O primeiro remédio é difícil de tomar: imitar a vida dos nossos antepassados da época das cavernas, 100.000 anos antes do nosso tempo, vivendo dos alimentos que na luz do sol se encontra numa caminhada diária de 10 a 20 km.
Para este trabalho o nosso corpo está preparado e aperfeiçoado.

O segundo remédio é mais fácil de aceitar: alongamento e musculação diária. Os mais entendidos já praticam esta forma de se manter, imitando a vida dos antepassados e obedecendo assim às regras escritas nos nossos genes.

 

Não espere ajuda dos outros

Confiar que fisioterapia ou medicamentos apaguem sua dor é confiar em vão. Eles podem sim ajudar, mas não resolver.
Em caso do fisioterapeuta este pode mostrar exercícios e treinar com você o que você deve praticar no seu cotidiano. Mas mesmo trabalhando com muito gosto ele faz somente o trabalho dele. E sem seu próprio trabalho diário, caro paciente, todo esforço do fisioterapeuta será pouco.

Medicamentos são úteis para ajudar em caso de doenças graves, para manter um status quo. Em caso de dor eles não curam, somente aliviam. E podem causar sonolência, tontura, quedas e/ou estragos em órgãos como intestino, rins, coração e cérebro.

 

Ao praticar o alongamento pode-se fazer três erros importantes

  1. erro: Quando durante o alongamento ou depois o corpo dói, é bom parar. Este treinamento não é bom para mim!
  2. erro: O alongamento não foi tão mal. Mas mais tarde ou à noite sinto dores. Fiz alguma coisa errada? Pode ser que me machuco? Melhor parar!
  3. erro: O espírito deve dominar o corpo. Muita coisa ajuda muito. O treinamento dói, mas minha resposta é mais treinamento

 

O treinamento “acima de 8 e abaixo de 10” é o treinamento mais eficiente. É preciso que você possa sorrir ainda.

 

Ad erro 1: Quando o alongamento dói, é bom parar?

No início de suas atividades para alongar sua musculatura é completamente normal, que o alongamento dói. E deve doer caso que seu treinamento seja eficiente.

Continue! Mas nunca treine duro demais. Se você se imagina uma escala de dor de 0 (zero) = sem dor alguma a 10 (dez) = dor máxima imaginável, é sempre bom treinar “acima de 8 e abaixo de 10”. A maioria das pessoas faz após o alongamento instintivamente uns movimentos relaxantes e aí a dor desaparece em geral após um minuto.

Semanas ou meses mais tarde, quando todos os tecidos do corpo já estão normalizados e você somente quer manter sua condição sem dor no cotidiano, você não sentirá mais dor, somente a tensão dos tecidos.

Basta praticar seu alongamento 1x/dia e em 6 dias da semana. Alongamento 2x/dia somente quando o corpo não reage muito sensível. Muito não ajuda muito. Você deve permitir ao seu corpo que ele reage. Isto precisa seu tempo.

Caso que você quer fazer p.ex. quatro exercícios, mas nota que um é impossível de fazer ainda um: faça três. E tente uma semana mais tarde, se agora é possível fazer também o quarto.
Confie no seu corpo: ele se adapta a tudo, caso que você lhe permite se organizar do jeito dele.

 

Ad erro 2: O alongamento não foi tão mal assim. Mas à noite senti dores. Fiz alguma coisa errada? Pode ser que me machuquei? Melhor parar?

Você não se machucou. Esta sensação mostra que você começou a movimentar alguma coisa. Na medicina natural conhece-se uma reação corporal chamada “o agravamento do começo”. Aí não se trata de uma piora verdadeira, senão do começo de uma reação de adaptação. Isto acontece em até 10% das pessoas. Na maioria das vezes no começo do treinamento. Geralmente ela não se repete.

Treine assim que você ainda pode sorrir e aguentar, que você não precisa fechar o punho por tanta dor.
Caso que o corpo fique todo tenso durante o alongamento, “grita que quer sair” ou você tem a sensação de não poder aguentar durante o tempo previsto (60 a 120 segundos), aí você treina duro demais.
Seja sempre seu amigo, mesmo fazendo-se dor.

 

Ad erro 3: O espírito deve dominar o corpo. Muito treinamento ajuda muito. O treinamento dói, mas minha resposta é mais treinamento?

Treinar demais, três a quatro vezes por dia, não ajuda muito, ao contrário só faz stress. Para você mesmo e para seu corpo.

Lembre: inspirar – expirar, ficar despertado – dormir, verão – inverno etc. Deixe o corpo reagir, deixe ele se adaptar ao esforço maior, deixe ele melhorar cumprimento, força e qualidade dos tecidos. Isto custa tempo. Dependendo da idade semanas ou meses.

Sim, o corpo precisa um estímulo para reagir. Mas aí tem uma frase importante da medicina natural: “estímulos pequenos ativam, estímulos intermédios estimulam, estímulos fortes dificultam e estímulos fortíssimos travam.” Travam não somente sua vontade de continuar, deixam também todos os tecidos estressados, com micro-lesões em músculos, ligamentos e inserções que não tem tempo para curar.

Não esqueça: o corpo é seu melhor amigo. Trate-o bem, exige desempenho dele, mas não o sobrecarregue. Ele tem seu próprio ritmo.

 

Resumo

  • Treine em seis dias da semana, com um dia de descanso
  • Movimente e nutre assim todas as articulações do corpo todo dia em todos seus extremos, também estas da coluna vertebral de cima até abaixo
  • Em geral basta uma série de quatro a cinco treinamentos por dia. Isto custa cada vez poucos minutos
  • Treine assim que o alongamento dói, mas você ainda pode sorrir (mesmo sorrindo esforçado)
  • Treinando assim você terá melhores chances de poder continuar com seus exercícios, base de um corpo saudável e pouco dolorido

 

Qualidade de vida vai assim…

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados