Leite é realmente um bom alimento?

Leite é saudável?

Dicas sobre este tema discutido.

 

Leite de vaca é realmente saudável?
Quero dar umas informações à respeito do tema e uma base para fazer seus próprios pensamentos.

Pessoalmente não tenho problemas em tomar leite, mas tomo pouco. Gosto de comer todo dia kefir, um tipo de leite fermentada, de iogurte, e de vez em quando queijo.

Enquanto o homem existia, sempre existia a fome também – em umas regiões do mundo até hoje. Tempos de fartura foram sempre curtos e escassos. A média de vida foi cerca de 40 anos. Uma vida mais longa foi rara.
Para povos que viveram em situações climáticas extremas, como na Europa os povos nórdicos e estes na beira de desertos, p.ex. da África subsaariana, o leite sempre foi um adicional valiosíssimo para sobreviver.

Um corpo que não tem bastante alimento, queima tudo para produzir energia e para poder assim viver.
Os problemas começam, quando vivemos num estado de fartura permanente, não previsto assim nos nossos genes.

 

Informe-se sobre as diferenças do ponto de vista

  •  Do nutricionista: Leite é um alimento perfeito. Contém proteína, gorduras, açúcar, vitaminas e sais minerais valiosíssimos como p.ex. cálcio.
  • Do médico: Somos os únicos mamíferos deste planeta que tomamos leite após o tempo de nenê.
    De acordo com a ciência fisiológica é leite não só um alimento qualquer, senão um sistema endócrino de sinais de altíssima complexidade entre mãe e bebê. Aliás, entre leite de vaca e consumidor humano.
    Leite humana e leite bovina ativam no corpo da gente sinais para o crescimento rápido, pois contém um fator de crescimento importante, o IGF-1 (Insulin-like-Growth-Factor 1). Este fator é idêntico em leite humana e bovina. O sentido deste fator no leite é claro: o recém-nascido deve crescer tão rápido como possível.
    Dentro do corpo ativam as proteínas do leite a enzima mTOR (mamarian Target ORapamycin; uma Serin/Threonin-Quinase).

 

A ativação contínua de mTOR e IGF-1 induz crescimento no corpo e em caso de demais crescimento induz também inflamação. Induzir crescimento no tempo de infância e juventude tem muito sentido. Com muito crescimento na idade de 30 a 60 anos cresce somente o meio do corpo.  Deixa o corpo assim envelhecer e adoecer mais rapidamente.

 

Uma “inflamação silenciosa” constante é a causa de envelhecimento e por fim da morte de todo ser vivo deste planeta.

Aumento desta inflamação pode ter consequências desfavoráveis para a saúde, p.ex. acne na juventude e na idade média.

Povos que não tomam leite ou que não podem tomar leite por intolerância à lactose geralmente não tem acne. Teoricamente leite pode aumentar também a incidência de doenças civilizatórias como Diabetes, pressão arterial alta e até câncer.

Produtos lácteos não fazem parte da dieta nos países asiáticos como na China, Japão, Vietnã e Tailândia. O povo destes países tem em geral uma intolerância à lactose. No entanto, os cidadãos destes países possuem uma das mais baixas taxas de osteoporose e fraturas ósseas do mundo, sem precisar do cálcio do leite.

 

Cientistas encontraram um novo tipo de “germes” em leite e carne de gado, os “fatores bovinos de carne e leite” (Bovine Meat and Milk Factors [BMMFs]) 

São elementos anulares de DNA, similar a plasmídeos de bactérias, que se podem multiplicar em células humanas. Os BMMFs produzem um produto REP que precisam para sua própria procriação. REP foi detectado em 15 de 16 provas de tecido canceroso de cólon humano. Não foram mesmo as células cancerosas que continham REP, senão as células do arredor. Destas células REP-positivas os cientistas isolaram proteínas de BMMFs, parentes estreitos dos BMMFs encontrados no leite.
Vem daí o suspeito que os BMMF desencadeiam inflamação crônica que por sua vez facilita a degeneração cancerosa de células intestinais.

 

Segundo outras fontes é o consumo de leite também relacionado à maior incidência de dermatite atópica, cólica e constipação intestinal, diarreia, bronquite asmática, enxaqueca, rinite alérgica, entre outras doenças.

Ao outro lado mostram muitos estudos, que o consumo de leite e seus produtos, associado a um estilo de vida saudável com atividade física, alimentação com bastantes verduras e frutas, cereais integrais, leguminosas e nozes, com pouco açúcar e produtos de farinha branca, pouca carne vermelha e carne processada, diminui a inflamação silenciosa e deixa os adeptos saudáveis.

 

Tem estudos pro e contra o uso de leite.

P.ex. este estudo de cientistas coreanos mostra que o conteúdo de IGF-1 em leite está substancialmente reduzido por procedimentos como

  • Esquentar o leite durante 15 minutos acima de 75°C ou mais,
  • Esquentar o leite durante 15 minutos a 121°C (leite tipo U)
  • Fermentação por Lactobacillus acidophilus e L. bulgaricus, p.ex. em iogurte de produção tradicional.

 

Para pessoas sem intolerância à proteína de leite pode-se então recomendar o uso de leite tradicionalmente fermentado.

 

Meu conselho para pacientes com acne, com outros problemas de pele, com problemas intestinais ou com doenças inflamatórias:

Deixem durante um mês bem consequentemente o consumo de leite e produtos para depois avaliar, se sentem uma vantagem para sua qualidade de vida pela abstinência ou não.
Leite não é necessário para uma vida saudável. Muitos legumes, leguminosas, nozes e frutas sim!

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados