Mídias para crianças – tempo recomendado

Uso de mídias para crianças

Tempo recomendado para crianças alemães

 

Uso prudente das mídias – qualificação para uma vida com êxito

“O que Joãozinho não aprende, João jamais aprenderá.”

Este ditado popular, conhecido no povo alemão, tem muito sentido.

Sabe-se, que a criança desenvolve já antes do nascimento, mas especialmente no ano depois, no seu cérebro inúmeros caminhos neurônicos, prontos para serem usados.

No primeiro ano de vida mais que no resto da infância.

A boa ou ma alimentação influencia a qualidade deste desenvolvimento.

Para a criança crescer bem, não é preciso somente comida. Ela necessita também alimentação e estímulo para o desenvolvimento e crescimento da sua mente.

Dependendo da oferta de estímulos, que a família dá no primeiro ano de vida e depois nos anos da infância, nesta fase decisiva de vida, a criança desenvolverá muitos ou poucos caminhos neurônicos estáveis.

E assim muitas ou poucas chances de modelar a própria vida de adulto. Todos os caminhos neurônicos poucas vezes ou nunca usados, serão depois impiedosamente eliminados durante a puberdade (Poda cerebral).

 

A fala é uma habilidade muito recente. Imitação é uma habilidade bem mais antíga.

Consequentemente a criança imita, como o adulto fala, como ele age. Não adianta pedir aos filhos de escovar os dentes, caso o adulto não ensine escovar os dentes, escovando os próprios dentes junto com a criança.

 

Deixar a criança na frente da TV é o contrário de estímulo: A criança aprende de consumir.

Tudo está já pronto para engolir, não precisa da própria atividade e criatividade. Olhar programas de TV é assim um processo passivo, o cérebro e suas capacidades possíveis não se desenvolvem. A criança não treina a articulação ativa, a conversa, nem interação e sensibilidade social.
Quanto menos contato bebês e crianças pequenas têm com TV e tablet, tanto melhor eles se arranjarão posteriormente com a vida real.

 

Um estímulo bom e bastante comprovado é, se os pais leem para seus filhos nas horas livres.

Eles despertam assim a fantasia deles com as historias e contos de fada que escutam.
Ficar perto do pai ou da mãe que lê, faz a situação para os dois mais aconchegante e facilita construir esta confiança básica, que todos nos precisamos para confiar que na nossa vida as coisas vão andar bem.

 

Livros ilustrados e tijolinhos de madeira permitem aprender com todos os sentidos.

Despertar o interesse e os sentidos é importantíssimo no jardim de crianças e na escola básica. “Brinquedos bons consistem em 90% de criança e em 10% de brinquedo” , pois reais experiências complexas vividas consolidam-se melhor que conteúdos de aprendizagem vistos na tela, informam os autores de estudos sobre o assunto.

 

Escutar e experimentar alguma coisa faz ativar a fantasia e a imaginação.

 

Tempo de mídias recomendado para crianças alemães:

Idade: até 3 anos 4-5 anos 6-9 anos 10-13 anos
Tempo de uso: nenhum até 30 min/dia até 1 hora/dia 9 horas/semana

 

Importante:

A criança deve aprender de escolher os tempos de uso.

Ela deve aprender de ligar e também desligar – ela mesma (!) – a TV, tablet ou celular.

 

Podemos fazer muita coisa para as nossas crianças nos primeiros anos de vida.

Um estudo alemão, que apareceu em 2018, usando dados do banco de dados CresNet, mostra, que crianças com sobrepeso na idade de 1-2 anos tem chance de 50:50 de ficar com o peso normal na juventude e tempo de adulto. Já crianças com sobrepeso na idade de 3 anos ficam na sua maioria (90%) com sobrepeso durante a vida toda.

Prevenção, cuidando do uso de mídias e assim também do peso das crianças, mostra-se como a maneira mais fácil e menos dolorosa para manter sua criança saudável.

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados