O que é Terapia neural?

O que é Terapia neural?

Esta terapia alívia dores crônicas

 

 

A terapia neural é um terapia reguladora do sistema imunitário

 

A Terapia Neural é uma terapia com anestésicos locais diluidos, injetados com agulha fina em certos pontos do corpo, p.ex. focos como cicatrizes, beiras de feridas crônicas, glândulas, certos pontos intraorais etc.
A Terapia neural é uma terapia reguladora do sistema muscular e neurológico, inventada no começo do século passado. Está aplicada principalmente na Europa e Rússia para o tratamento de doenças e dores crônicas. P.ex. inflamações, doenças de articulações, neuralgias, alergias, distúrbios hormonais. Conhecemos a terapia segmental e a terapia focal.
O sentido não é a anestesia temporária, passageira, senão um convite ao corpo para se curar.

 

Como a Terapia neural realmente funciona no corpo, não sabemos com certeza até hoje.

Sabemos somente que funciona. Existem modelos úteis, que descrevem os fenômenos vistos no trabalho com o paciente.

O terapeuta precisa do histórico clínico do paciente, da anamnese. Quanto mais completas as informações, mais chance de encontrar a causa.

A arte desta terapia consiste em encontrar os pontos certos: impedimentos, obstáculos, que impedem chegar impulsos de regulação. A terapia neutraliza estes obstáculos. Aplicar injeções em pontos insignificantes não melhora nada.

 

Aqui um modelo de explicação da Terapia neural:

 

Cada corpo cura somente por meio de reações inflamatórias. Por isto cada tentativa de cura feita pelo corpo pode doer. Um fenômeno do dia-a-dia bem conhecido por todo mundo.

 

Dor crônica significa inflamação persistente aliás cura insuficiente:
Por alguma causa o corpo está impedido de terminar a cura. Após muitas tentativas inúteis ele se acostuma e percebe a dor crônica como normal. Terapia neural chama a atenção do sistema imunitário para concluir a cura, mostrando que o estado doloroso, já considerado como normal, em realidade não é normal. Que uma vida sem dor é real.

 

Com injeções a Terapia neural tenta tirar “obstáculos”.
Após aplição do anestésico local em pontos certos o corpo vai reagir e recomeçar novamente com a atividade inflamatória para se curar. Dependendo da situação individual o tratamento provoca uma cura imediata, reações reparatórias leves ou mais fortes, mas sempre rapidamente passageiras.
Isto significa, que uma única Terapia neural pode bastar. Ou tratamentos mais frequentes serão necessários. De antemão o terapeuta nunca pode informar a frequencia de trtamentos.

 

A avaliação do efeito da terapia deve ser feita no mínimo uma semana após a injeção.
E
m geral o corpo precisa tempo para reagir. Quer dizer que o paciente deve voltar depois de sete dias, caso que a dor reaparece.

 

A curva significa inflamação. O corpo pode parar no ponto A ou B. A línea horizontal mostra o nível de percepção. Caso que a cura parou em A, a dor pode aumentar após cada terapia até ter passado o topo, depois vai diminuir. Cada terapia diminui a dor, mas ela pode voltar. Os diferentes quadrados mostram as possibilidades de cura no tempo.

 

Notícia desagradável:
Não aconselhamos durante o tratamento o uso de medicamentos para febre, dor ou cefaleia. Já que o corpo sabe curar somente pelo caminho de inflamação e estes medicamentos podem disturbar as reações de cura.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados