Quando a tosse não quer parar…

Quando a tosse não quer parar…

Não precisa sempre de um antibiótico – a causa pode ser simples

 

Veja aqui um rosto com os seios maxilares (abaixo dos olhos, bilateral do nariz) e frontais (acima dos olhos).
Observe, que os seios maxilares tem sua saída na parte superior. Isto não é um erro da natureza, senão consequência do desenvolvimento do ser humano. Durante centenas de milhões de anos andaram nossos antepassados em 4 pés. Caso que ainda andaríamos em quatro pés, o catarro sairia facilmente.

Seios maxilares e frontais, cheios de catarro. Oberva que a saída dos seios maxilares é acima. Assim sai o catarro somente com a cabeça deitada para frente ou para atrás. Deitado de um lado sai o catarro somente do lado acima. – © Shutterstock.com – Imagem

Em toda região, no nariz e nos seios, temos a mesma pele especializada, uma mucosa.
Sendo mucosa, essa pele produz um líquido para umedecer o ar que nos respiramos e proteger assim as vias aéreas de secura. Ela possui um sistema sofisticado para remover impurezas.

Em toda esta região de nariz e seios vivem bactérias.
O nosso corpo é o planeta de aproximadamente 10 vezes mais bactérias que nos temos células corporais. Eles vivem na nossa pele e em todas as cavidades corporais. A maioria deles ajuda a manter nosso corpo saudável.

Usar um antibiótico pode ser necessário para evitar graves consequências para a saúde do indivíduo.

Mas é preciso tomar em conta, que antibióticos sempre matam também germes úteis.

Depois do uso de um antibiótico é como num jardim: a má erva nasce antes da boa, a mais resistente vá para frente.

 

O uso inadequado de um antibiótico não indicado pode prejudicar a sua saúde.

Ele cria resistência ao antibiótico, diminui assim sua utilidade, quando fosse realmente necessário usa-lo.
Por isto antes de qualquer uso de antibiótico o exame corporal cuidadoso é aconselhável, feito pelo médico. Ele vai indicar a medida mais adequada para a cura.

 

A grande maioria de gripes e corizas é causada por virus.

No caso de uma virose o antibiótico nunca pode ajudar. Ele somente estraga a flora local e  a intestinal, promotora de uma defesa corporal boa e assim nossa promotora de saúde.

 

O septo nasal nunca é tão perfeitamente alinhado como no desenho acima.
Pode resultar dificuldade de passagem do ar no lado mais estreito. As saídas dos seios maxilares e frontais podem ser bastante abertas ou mais estreitas, dificultando todo dia a saída de catarro em caso de coriza. Resulta uma rinite crônica.
Durante um refriado pode resultar dificuldade de saída de secreção, especialmente quando a mucosa está inflamada e por isto edematosa. Podem-se formar até um abscesso, uma sinusite aguda.

 

Retenção de catarro significa para os micróbios mais alimento em ambiente úmido e bem temperado.
Uma cobaia perfeita. Aí as bactérias fazem, o que a natureza manda. Procriam e transformam o catarro transparente e limpo num líquido amarelado, cheio de bactérias, mal cheiroso e bastante irritante.

 

O catarro infectado desce e irrita rinofaringe, orofaringe, hipofaringe e laringe, especialmente durante a noite. O paciente sente a garganta inflamada, dorme e desperta com tosse.

Caso o paciente gosta de dormir mais num lado, podem começar agulhadas no ouvido do lado baixo, deitado na almofada. Observe que deitado de lado só limpam os seios maxilar e frontal da parte superior.

 

Começa uma roda viva.
A mucosa irritada produz mais catarro e as bactérias se multiplicam e transformam o catarro limpo em catarro infectado, bem irritante. O catarro infectado irrita a mucosa etc. etc.

Para terminar dor e tosse bem rapidinho, aconselho usar um descongestionante nasal.

 

Um descongestionante nasal use nunca mais tempo que 7 dias seguidos por vez.

Pois nosso corpo é muito econômico. Tudo que ele não precisa todo dia, ele diminui em qualidade: musculos, ossos, reflexos, capacidade cerebral, potência sexual etc. Naturalmente também as funções adequadas da mucosa agora tratada.

Caso que o paciente não está informado e usa um descongestionante mais de 20 dias, seu nariz vai querer abrir somente com o descongestionante. Os médicos chamam este processo de se acostumar rápidamente taquifilaxia. Sem descongestionante o nariz permanecerá entupido (Privinismo).
Você entendeu: Uso prolongado acima de 7 dias faz mal e danifica esta mucosa sensível. É pouco agradável e difícil de desacostumar o nariz.

 

Rinite alérgica

Pacientes com uma rinite alergica precisam outros medicamentos.
O uso de um descongestionante nasal durante uma virose com coriza é permitido somente durante 7 dias para pessoas com rinite alérgica como para pacientes sem alergias.

Para o paciente com rinite alérgica é aconselhavel aumentar a dose do seu antialérgico (spray nasal contendo corticoide) durante a virose. E durante mais uma semana depois de ficar bom.

 

Modo de uso do descongestionante nasal:

Aplica o medicamento nas duas narinas. Fechar a narina dum lado com um dedo e inclinar a cabeça para o mesmo lado. Inalar o medicamento descongestionante pela outra narina até senti-lo chegar no faringe. Repetir a manobra na outra narina. Cuspir o medicamento que entrou na boca.
Recomenda-se deitar durante 10 a 5 minutos nas costas logo depois da aplicação (assim desce o catarro de uma vez pelas saídas agora descongestionadas). Depois levantar e continuar o dia.

 

A mucosa irritada continua produzir catarro em abundância e as bactérias se multiplicam.
A aplicação do descongestionante antes de acumular-se muito catarro infectado permite, que a mucosa se tranquilize em tempo mais curto. Lembre: a nova aplicação nas duas narinas seguida de deitar outras 10 a 5 minutos.

 

Quando você nota, que o nariz produz menos catarro, as aplicações devem logo ser diminuídas. Recomendo

  • no dia 1 e 2: aplicações de 8 em 8 horas
  • no dia 3 e 4: aplicações de 12 em 12 horas aliás ao levantar e antes de dormir
  • no dia 5 a 7: somente uma aplicação antes de dormir

 

Lembro: o tempo máximo de uso são 7 dias para evitar rinite medicamentosa (privinismo).

  • Durante o tempo de coriza são “carícias” aconselhável para a mucosa inflamada mais rapidamente desinflamar: a lavagem nasal com água salgada.
  • Colocar um xale, uma velha fralda das crianças ou um pano no pescoço durante a noite, ou dia e noite, ativa um reflexo cutâneo-visceral. Você vai despertar com a garganta menos inflamada e com menos tosse.

 

Lembro, que durante 10-14 dias você não estará completamente saudável. Somente após sete dias aparecem os primeiros anticorpos específicos contra o vírus no sangue e começam a controlar a doença.
Não faça esporte pesado neste tempo. Dor no corpo e moleza significam luta da defesa do corpo contra o ataque do vírus. Se a musculatura atacada doe, lembre que também o coração é somente um músculo, atacado pelo virus. Bastam caminhadas diárias na luz da manhã e tarde. Precisamos da luz do sol para ficar saudáveis.
Os afazeres do dia-a-dia podem e devem ser realizados para não perder demais musculatura.

 

O paciente pode sentir dor de dente durante uma virose.

Com os anos aumenta o volume das cavidades. Aparecem pouco a pouco as raízes dos dentes maxilares no seio.  Os nervos e vasos dentais passam acima das raízes como fios telefônicos, tudo coberto pela mucosa do seio maxilar. Esta é uma das causas porque em caso de resfriado podemos sentir dor de dente, mesmo com dentes bem saudáveis. Outra causa podem ser pontos-gatilho na musculatura do pescoço que projetam dor p.ex. nos dentes saudáveis ou na língua.

 

Cárie – dentes estragados

Imagine-se agora um estrago de dentes, uma cárie, com inflamação da raiz. Terá como consequência sempre a co-inflamação do seio maxilar, uma sinusite. Realmente queixam-se pacientes com dentes estragados sempre de mais cefaleia, mais enxaqueca ou outra dor de cabeça, também de mais dor no corpo e de mais nervosismo.

Estudos internacionais mostram claramente incidências elevadas acidentes vasculares em pessoas com dentes estragados ou com gengiva inflamada. Estes pacientes sofrem em geral de mais tumores malignos da boca, do pâncreas, de intestino e também de demência que pessoas com dentes saudáveis.
Em caso de pouca higiene dental aumentam certas bactérias bucais, especialmente Porphyromonas gingivalis, grande causador de cárie e inflamação. Ele vive em dentes estragados e gengiva inflamada. O doente injeta com cada mastigada um pouco do veneno nos seus vasos. Isto causa arteriosclerose precoce e os tumores do intestino.

Infelizmente não é uma ideia muito boa de usar um desinfetante bucal em vez de lavar os dentes. O desinfetante mata tudo, os germes mais resistentes terão a chance de sobreviver e pouco a pouco será o ambiente menos favorável para a flora bucal saudável.

 

É muito recomendável cuidar da higiene e saúde bucal. Não investir em saúde custa caro.
Lavar os dentes no mínimo após café da manhã e antes de dormir é aconselhável. Melhor ainda após cada refeição.
Não coma nos intervalos. Evitar assim a cárie.

 

Caso que os sintomas com esta estratégia não melhoram no tempo devido, procure um especialista.

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados