Quer emagrecer? – Parte 4: Cirurgias plásticas

Quer emagrecer? – Parte 4: Cirurgias plásticas

O que você precisa saber antes de uma cirurgia plástica

 

“Atividade física deve ser praticada hoje como comer, beber, trabalhar, descansar” (minha filha Ana Mirian)

 

La bella figura

O nosso corpo estoca gordura para sobreviver no próximo período de fome. Épocas de fome sempre vinham até faz bem pouco tempo. Em tempos ruins o corpo queimava a energia estocada. Quem sabia melhor encontrar energia e estocar mais, sobrevivia.

O corpo que estoca gordura mais eficiente e rapidamente é um produto de ponta da seleção natural.

Caso que o ano era bom e todos os depósitos típicos previstos já cheios, não fazia muito mal estocar energia também em lugares atípicos, pois na época de fome esvaziaria e normalizaria a situação metabólica.

E não vamos esquecer que a vida média dos nossos ancestrais durava só uns 40 anos.

 

 

 

A gordura estocada tem um papel importante na saúde e capacidade de sobrevivência do ser humano.

Todo mundo quer ser tão atrativo e elegante como possível

Gordura não é somente estoque de energia. Na época de adolescência o corpo da adolescente forma-se com os arredondamentos e curvas típicos. A distribuição da gordura dá sinais informativos aos possíveis parceiros.

Uma relação matemática 7 / 10 de cintura / quadril, p.ex.  70 cm por 100 cm, significa para homens que a possível parceira é saudável e fértil.

Esta relação faz uma mulher atrativa nos olhos de um homem.
Lembramos aqui que a natureza criou todo ser vivo somente para poder buscar seu próprio alimento e para reproduzir-se.

Comparando esta relação em mulheres vistas como belas e atrativas, mais cheinhas ou mais esbeltas, p.ex. nos concursos de beleza, em tempos mais remotos ou tempos modernos, as mais belas sempre apresentaram esta relação: 7 por 10.

 

As épocas de fome acabaram para a maioria da humanidade

O cirurgião plástico faz seu trabalho. As consequências para sua saúde vem mais tarde

Os tempos mudaram, felizmente! Mesmo que ainda vivem 10% da humanidade em situação de fome permanente, 90% não precisam mais sentir fome.

Quando falta a fome verdadeira, não levantamos para buscar comida. Permaneceremos em “modo de preguiça”.

Em consequência tem um número cada vez mais crescente de humanos com o problema de sobrepeso. E todo mundo já sabe que ser gordo não é muito saudável.

Brasileiras e brasileiros são conhecidos como bastante preocupados com a própria estética. E o Brasil não é por acaso mundialmente conhecido pelos seus excelentes cirurgiões plásticos.

 

A relação cintura / quadril tem papel importante para a atratividade de uma mulher

Como médico que vê as inúmeras cirurgias plásticas dos seus pacientes, estou preocupado.

Caso que a cirurgia plástica não é seguida de uma mudança decisiva do estilo de vida: onde depositar a gordura depois da retirada da gordura excedente e depois da formação de cicatrizes?

Claro, as gorduras irão para lugares atípicos como pâncreas, cérebro, coração, rins e até pulmões. Isto facilita o aparecimento de doenças metabólicas.

Enquanto na vida dos nossos ancestrais estes depósitos atípicos e típicos sempre foram rapidamente esvaziados na próxima época de fome, eles permanecem em nós, já que passamos cada inverno sem fome real.

 

Tirar gordura do traseiro e das pernas no sentido da natureza é burrice

Sem atividade física diária, especialmente sem caminhada, sua vida é pouco saudável. Facilita a chegada de doenças como hipertonia arterial, Diabetes tipo 2, gorduras sanguíneas desequilibradas, acidentes vasculares, ansiedade e depressão, doenças neurodegenerativas como p.ex. Esclerose Múltipla, câncer, doenças dos músculos, das articulações e ossos. Doenças que ninguém precisa ou quer.
Lembre: a busca diária de comida está prevista nos nossos genes.

Ninguém fala contra cirurgias necessárias, p.ex. reconstrução de mamas após uma cirurgia de câncer ou mamas muito pesadas que causam dores constantes nas costas das portadoras. Mas vejo que depósitos típicos, considerados como extremamente saudáveis, são cirurgicamente retirados, o que aumenta o perigo de deposição atípica.

Claro, entendo que todo mundo quer ser bonito, esbelto e elegante. Mas você quer pagar com anos da sua vida?

Correr atrás da moda não é nada novo. Já as mulheres astecas do vale de México limaram seus dentes pontiagudos e pintaram eles de preto para serem mais bonitas. Elas não pararam em face da mutilação do próprio corpo. Um poeta alemão zomba desta obsessão das mulheres, dizendo que quando fosse moda, elas até arrancariam as unhas de mãos e pés.

Não é melhor mudar o estilo de vida e emagrecer de maneira saudável como descrito nos capítulos um e dois?

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados