Dor de estômago – demais ácido?

Dor de estômago – demais ácido?

Se o estômago doe e queima, qual o melhor tratamento?

 

Os inibidores de produção de ácido estomacal, p.ex. Omeprazol, Pantoprazol, Rabeprazol e outros …zol, os chamados PPI (Proton Pump Inhibitors), são amplamente usadaos no mundo todo, não somente aqui no Brasil.  A venda destes medicamentos aumenta continuamente.

Recomendada é um tempo de tratamento entre quatro e oito semanas somente. O tratamento contínuo com este grupo de medicamentos não é previsto.

Poucos pacientes sabem, que o uso contínuo destes medicamentos pode ter estes efeitos negativos:

  • mudanças na composição e na qualidade da flora intestinal
  • aumento de flora intestinal potencialmente patogênica (bactérias orais, enterococcus, estreptococos, estafilococos e E. coli enterohemorrágica [EHEC]) em 20%.
  • em consequência mais infecções intestinais, especialmente por Salmonela e Clostridium dificile
  • reabsorção dificultada com falta de vitamina B12 (essencial para a saúde de nervos e produção de sangue), também de cálcio e magnésio (essencial para a saúde do esqueleto, dos nervos e para o metabolismo normal de cada célula) e ferro (essencial para a oxigenização do sangue e para toda célula poder funcionar normalmente)
  • PPI são responsáveis como causa para osteoporose, mais fraturas, especialmente do fêmur, causam mais pneumonias e mais doenças renais
  • Existe uma conexão entre doenças cardiovasculares (apoplexia, doença coronária arterosclerótica, insuficiência cardíaca) após 5 anos de uso de um medicamento como Omeprazol, Pantoprazol etc. Veja os estudos respectivos aqui, aqui e aqui.
  • O risco de desenvolver uma demência está aumentado em um terço após tratamento contínuo com um PPI durante 4,5 anos ou mais.

 

Explicação: O ácido do estômago significa um barreira importante entre o mundo exterior e o mundo interior.
Mesmo que estes medicamentos foram prescritos pelo especialista uma única vez e em certa situação, muitos pacientes continuam o tratamento sem indicação e sem nova prescrição.

 

Para falar bem claro: Existem certas doenças, nas quais o uso contínuo destes medicamentos é absolutamente necessário. Nestes casos não pare de tomar.

A grande maioria de pessoas sentem desconforto do estômago e intestino

  • por causa de alimentação errada (muito açúcar, muita farinha branca, produtos altamente industrializados com ingredientes nada recomendáveis),
  • pelo seu estilo de vida com bastante stress, falta de sono, sedentarismo etc. Um Omeprazol ou outro inibidor da bomba protônica não oferece uma ajuda real nesta situação.
  • Parasitas intestinais causam muito estrago, muita deficiência de vitaminas e muito desconforto desnecessário na barriga.
    Muitos não se lembram: o Brasil é um país, no qual é aconselhável seguir as recomendações de higiene intestinal, p.ex. tomar um antiparasitológico a cada 6 meses. E não somente na idade de criança.

 

Fale com seu gastroenterologista, se o uso de um PPI como Omeprazol e outros é absolutamente necessário e segue os conselhos dele. Muitas vezes é a falta de uso regular de um antiparasitologico

Não seria bom de tratar causas em vez de sintomas? A dor do estômago é muitas vezes somente um protesto do seu corpo contra seu estilo de vida. Ou consequências de uma parasitose intestinal.

 

Uma política mais prudente seria tratar este intestino melhor em vez de calar a voz dele com medicamentos.

Por exemplo com Kefir ou um iogurte natural vivo. Kefir é um probiótico excelente que ajuda a normalizar a flora intestinal. Claro, sempre acompanhado com uma dieta adequada aos nossos genes.

Em caso de viroses comuns com dor no estômago, gastura, ânsia ou vômito, é muito útil um procinético, um medicamento que normaliza os movimentos de esôfago, estômago e duodeno mesmo inflamados, p.ex. Metoclopramida, Bromoprida, Domperidona ou Ondansetrina. Tomar 1 compr. de 8/8 horas durante 7 dias seguidos. Se o incômodo não passou, procure seu especialista.

 

Uma dieta boa para minimizar o trabalho do intestino no caso de uma virose ajuda a cura e ajuda parar a diarreia.

Tome em vez de água cada vez chá de Boldo (proibido para grávidas). Lembre que em caso de uma virose o corpo cura melhor, quando ele está bem hidratado: observe a cor da urina. Caso que a urina está de cor amarelo-claro, você está bem hidratado.
Em vez de comida tome cada vez um gole de um caldo feito com carne da sua preferência.
A carne bem picada, jogada em água fria com sal, pimenta, alho, cebola, cenoura, verduras, mas sem feijão. Após duas horas de cozimento tirar carne, gordura e verdura e tomar o caldo em pequenos goles.
Este caldo representa uma comida completa, facilmente digerível pelo intestino inflamado, edematoso, com propulsão acelerada. Fortalece, levanta o ânimo e acelera a chegada de saúde.

Caso que não melhore bastante, meu conselho de sempre: procure ajuda médica.

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados