Insônia, Benzodiazepínicos e similares

Insônia, Benzodiazepínicos e similares

O que você precisa saber antes de se tratar ou continuar com seu Diazepam, Lorazepam, Bromazepam, Zopiclon etc.

 

Sustâncias como Diazepam, Lorazepam, Bromazepam ou Zopiclon oferecem benefícios somente durante poucos dias. Depois viciam

Estas substâncias são muito indicadas para um tempo de não mais que 14 dias em caso de um desespero agudo, p.ex. após acidente ou morte de um familiar, em tratamento de piora repentina de doenças psiquiátricas como p.ex. psicose alucinatória aguda, na fase final da vida de uma pessoa incurável e naturalmente na anestesia durante operações e no pós-operatório hospitalar.

Estas sustâncias não são indicadas para o uso contínuo.

Os benzodiazepínicos são amplamente usados como soníferos, sustâncias que induzem sono.  A dependência química começa já depois de usar um benzodiazepínico durante só três semanas.

E tem mais riscos. Eles aumentam p.ex. o risco de queda repentina por seu efeito de relaxação muscular.

  • A regra: quanto mais idoso o paciente, maior o risco de queda.
  • Outro risco: eles aumentam a possibilidade de ficar posteriormente demente.  Olhe p.ex. aqui.
  • Benzodiazepínicos podem induzir amnésia: a pessoa não lembra mais de nada de que fez antes, pode ficar desorientada. Especialmente em doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson e de Alzheimer o uso de benzodiazepínicos é questionável.

Como médico que tratou dependentes químicos durante mais de 20 anos me arrepio ao ver o uso amplo e muitas vezes errado na população do meu arredor.

Muitas pessoas usam estes medicamentos para tratar uma depressão. Infelizmente estas substâncias não tratam a depressão. “Colocam-lhe óculos na cara para ver o mundo rosado sem resolver alguma coisa” (frase de um professor de psiquiatria em Munique/Alemanha durante meu tempo de estudo).

Medicamentos adequados e modificações do próprio estilo de vida são principalmente mais aconselháveis a longo prazo. Acompanhados de uma redução lenta, mas contínua de Benzodiazepínicos.

 

Porque estas substâncias não são apropriadas para uso de mais que duas semanas

  • São substâncias com alto risco de se habituar a eles, com dependência química subsequente
  • Segundo estudos eles tem um efeito de indução de sono somente nos primeiros três a quatro semanas
  • Depois o corpo se acostuma e eles não tem mais efeito
  • Em consequência o paciente corre alto risco de elevar a dosagem por conta própria

 

Efeitos adversos

  • Aumento de mortalidade geral em 56%
  • Duas a quatro vezes mais sonolência durante o dia e/ou atordoamento
  • Pessoas mais idosas tem o risco duas vezes mais alto de queda com fraturas e consequências possíveis como trombose e embolia pulmonar

 

Fonte: Digitale Pressekonferenz „Schlechter Schlaf ist keine Bagatelle“; Veranstalter: Dr. Willmar Schwabe, em 29/11/2020

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados