Risco de queda e fratura – faça o teste…

Riscos de queda e fratura

Faça seu teste…

 

Atividade física na idade avançada é o segredo de vigor e jovialidade

Causa principal para quedas e fraturas na idade avançada é a diminuição de mobilidade.
Ela não somente aumenta o risco de fraturas. Diminui também a autoconfiança, o medo de cair cresce. Resulta insegurança ao movimentar.

A imobilidade leva frequentemente à fraturas do antebraço, das coxas ou vértebras.
Com consequências sérias como aleijamento, mesmo após cirurgia imediata, como trombose ou embolia pulmonar. Estas últimas são associadas à morte precoce.

As causas típicas de queda na idade avançada são

  • falta de movimento corporal (exercício resistido),
  • má nutrição  e
  • o metabolismo catabólico (em degradação).

 

 

Má nutrição:

Quem não tem mais dentes ou boas próteses, não está bem alimentado, pois a boa digestão exige uma boa pré-digestão. Dica: comida passada pelo liquidificador, mesmo assim não engolida logo, senão antes misturada com a saliva.
Comer muita proteína animal ou vegetal, muitas folhas, tubérculos, raízes, feijão e nozes na idade avançada, diminui comprovadamente a mortalidade e deixa as pessoas mais joviais.

Preferir produtos integrais como arroz integral e farinha integral em vez de farinha branca: produtos de farinha branca, doces e refrigerantes no máximo 1x/semana. Tomar café sempre sem açúcar e sem adoçante.

 

 

Falta de exercício resistido e metabolismo catabólico:

Caso que não goste de se movimentar e malhar, conheça pelo menos estas informações:
Tudo o que o nosso corpo precisa, ele prepara para funcionar. E tudo o que o corpo não precisa, ele desfaz – quanto mais velho o corpo, mais rápido. Seja músculo, massa óssea, sexualidade ou capacidade mental.

  • A partir dos 60 anos de vida o número de células musculares diminui constantemente. Quem treina todos os dias e tem assim fibras musculares grossas e fortes, começa num nível superior e persiste mais tempo. Tem mais meses ou anos, nos quais será capaz de movimentar seu corpo adequadamente. Mesmo assim continua perdendo fibras musculares. Daí a recomendação de fazer esportes na idade, também malhação, acompanhado de boa alimentação.
  • A partir dos 60 anos diminui e encurta o tamanho do passo, a frequência fica possivelmente igual. Os riscos de queda aumentam excessivamente por esta causa.
    Poder levantar de uma cadeira e andar dentro de 10 segundos em linha reta uma distância de três metros, voltar e sentar (teste Timed up & go), ou caminhar 6 km dentro de uma hora é um sinal de saúde boa. Com um prognóstico que a morte está pouco provável dentro dos próximos 10 anos (andar 6 km em uma hora somente com passos rápidos, mas com passos pequenos, é impossível). Mais massa muscular = menos morte!
  • Falta de treinamento faz perder reflexos. Os reflexos p.ex. de circulação sanguínea são importantes para a pressão arterial ficar equilibrada quando levantamos e caminhamos. O risco de queda aumenta, se ficamos muito tempo sentados. Falha nos reflexos de circulação podem deixar o cérebro sem bastante energia, o resultado pode ser um colapso.
  • Para manter o esqueleto e as funções musculares intactos, precisamos também da vitamina D. Ela está produzida na pele pela luz do sol. Esta vitamina não será produzida se vivemos somente em casa, como “ratos em cavernas”. A vitamina D ingerida pela nossa comida não é suficiente. O uso de vitamina D em cápsulas está somente comprovado para a estabilidade do esqueleto, caso que músculos puxam no osso e estimulam ele desta maneira para aumentar a estabilidade.
    Falta de vitamina D3 diminui o bom funcionamento dos reflexos musculares e a estabilidade óssea, pode provocar quedas e fraturas.

 

 

Se você quer saber seu risco de queda, favor responder as próximas 10 perguntas:

  1. Você teve uma queda nos últimos 12 meses?
  2. No último tempo é preciso de andar com bengala?
  3. Você sente insegurança ao caminhar?
  4. Você tem medo de cair novamente?
  5. Você sente a força das suas pernas diminuida?
  6. Você perde urina ou fezes sem querer (incontinência urinária, incontinência fecal)?
  7. Você sente diminuição de sensibilidade nos pés ou nas pernas?
  8. Você usa medicamentos que podem fazer mais sono (medicamentos contra ânsia, para melhorar o sono)?
  9. Você sente tontura ao levantar ou quando fica muito tempo de pé?
  10. Você sofre de uma depressão?

 

Caso que você responde quatro perguntas ou mais com “sim”, o seu risco de cair está bastante elevado.
Procure seu neurologista e começe uma vida mais ativa. Quanto mais idoso, mais atividade corporal precisamos para não perder habilidades.

 

Evite assim a queda, pois ela pode ter consequências como fratura, trombose, embolia pulmonar e uma morte completamente desnecessária.

 

Fraturas acontecem mais facilmente em caso de ossos e musculatura fracos, reflexos de circulação debilitados

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados