O que a musculatura tem a ver com a dor nas costas

Sobre a musculatura das costas e a dor

O que a musculatura tem a ver com a dor

 

Faz relativamente pouco tempo na história humana, que andamos em posição ereta. Supostamente para poder olhar assim para mais longe e ter mais chance de encontrar comida.

Enquanto programas genéticos velhos como as reações de flexão são muito estáveis, o programa novo de ficar em posição erguida, específico para o homem, pode ser facilmente perturbado, se ficamos muito tempo em posições corporais monótonas – como todos os programas novos de computador.

 

A coordenação da musculatura intersegmental (imagem abaixo no lado esquerdo), a ativação e especialmente a relaxação, são facilmente atrapalhadas por trabalhos monótonos.

Se a musculatura polisegmental (imagem abaixo no meio e lado direito) movimenta o tronco com força, e a musculatura intersegmental (imagem abaixo lado esquerdo) não relaxa, não colabora, a pessoa sente dor pelo alongamento forçado da musculatura intersegmental.

 

A musculatura intersegmental relaxa com o corpo em movimento. Trabalhos monótonos dificultam o relaxamento

A terapia: Ao levantar pela manhã movimente toda articulação até em seus ângulos extremos.

Treine assim toda manhã o programa da postura erguida, ativando e relaxando a musculatura intersegmental.

Evite durante o seu dia útil imobilidade e posições monótonas (p.ex. levante-se cada hora para fazer uns passos, movimente os braços, estique e abaixe seu tronco. Conheça exercícios que permitem uma vida com pouca. dor

 

Lembre: Definitivamente não basta se livrar da dor. O principal é saber como poder evitar seu reaparecimento, dor e degeneração precoce.

O caminho certo e seguro para ter mais qualidade de vida você encontra aqui.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados