Acne

Acne

Quer que sua pele fique mais limpa?

 

Acne bem tratada deixa a pele saudável

Acne é uma das tristezas da puberdade. Num tempo típico de insegurança pessoal, querendo conhecer o próprio valor dentro do grupo, jovens com acne sentem-se muitas vezes desvalorizados.

Às vezes prolonga-se a acne para a idade adulta, especialmente em pessoas com estilo de vida inativo, p.ex. em mulheres com o síndrome do ovário policístico.

Tenham esperança: o tratamento adequado de acne é possível, é eficiente e não muito difícil. Necessário é ser perseverante, pois a acne vai lhe acompanhar durante a juventude, possivelmente durante vida toda.

Como causa da acne nós médicos vemos a predisposição genética individual para inflamação e seborreia (pele gordurosa).

Também individual é a resposta da pele ao desequilíbrio dos hormônios com aumento de Testosterona, típico da puberdade. Testosterona aumenta a seborreia, resultam espinhos, pápulas e pústulas. A tristeza da manhã ao olhar no espelho.

Bactérias, que entram pelos poros da pele, encontram bastante alimento gorduroso e procriam assim num ambiente úmido e bem temperado. Uma cobaia perfeita.

O nosso sistema de defesa ativa-se pela abundância de detritos das bactérias e combate a acumulação exagerada delas, criando inflamação e mini-abscessos para expulsar tudo.

Quem não quer passar a vida com cicatrizes no rosto e quer ficar com pele bonita e lisa após passar a puberdade, deve falar com seu médico.

Não confie somente em medicamentos. O estilo de vida com alimentação típica do “Western Style“, rica em açúcar e massas, gorduras saturadas e leite é um promotor potente para criar pele gordurosa, inflamação e acne.

Apesar de um estilo de vida saudável existem vários tipos de medicamentos externos, também internos.
Eles descascam a pele mediante uma inflamação suave (queratolise) e abrem assim os poros estreitos ou tapados por escamas (comedolise). A gordura acumulada não fica mais presa e sai para a superfície. Diminuída a quantia de alimento para as bactérias que vivem nos poros e diminuída assim a quantia de bactérias e seus detritos, o sistema de defesa não vê mais perigo, a inflamação diminui e termina.

 

Em geral basta tratamento externo. Somente em casos com muita inflamação é aconselhável tomar comprimidos.

 

Tratamentos:

Sustâncias químicas para uso externo (descamação, peelings):

Os mais usados são Peróxido de benzoílo, diversos ácidos de fruta e Ácido acetilosalicílico (AAS). Por fazer uma inflamação suave, a pele velha descasca, a pele nova aparece abaixo e os poros ficam agora abertos.
É aconselhável de começar com concentrações mais suaves de Peróxido de benzoílo (3% e 5%). Concentrações a 10% usar somente em caso de acne grave e com acompanhamento médico. Sempre começar lento, com paciência, aplicando o creme 1x/dia a noite. Encontre sua tolerabilidade individual.
Eu tinha um paciente jovem que mesmo com um creme pouco concentrado, aplicado no rosto várias vezes num único dia, provocava bastante inflamação e desconforto. A impaciência do jovem era a causa de tudo.

Desinfetantes associados a sabonete: Também aqui o lema: comece lento, tenha paciência. A pele pode secar demais e irritar.

Bituminosulfonato de sódio, uma sustância anti-inflamatória. Encontrado em pomada preta para curar inflamações, supostamente também no sabonete preto da Phebo.

Antibióticos como Tetraciclina, Minociclina, Eritromicina e Clindamicina são usados em alguns casos para uso externo em combinação p.ex. com Peróxido de benzoílo. Ou para uso interno Tetraciclina, Doxiciclina, Minociclina ou Azitromicina. Recomendo avaliação e prescrição pelo médico, já que antibióticos podem provocar alergias, danificar a flora intestinal e se tornar inúteis para combater infecções internas. Em cada terceiro paciente desenvolve-se uma resistência à antibióticos múltipla. Bactérias multirresistentes podem ser transmitidas assim a familiares, parceiros, amigos e pessoal de medicina.

 

Medicamentos para uso interno (sistêmicos):

Tretinoina, Isotretinoina, Adapalene e outros derivados de vitamina A (retinóides).
Retinóides são após Taliodomida os medicamentos mais teratogênicos que se usa na medicina. Obrigatoriamente eles causam malformação de um embrião. Também a vitamina A verdadeira, o Retinol original, causa em dosagem elevada os mesmos efeitos teratogênicos, sendo vitamina A em dose fisiológica necessária para o desenvolvimento normal do embrião.

Retinóides podem ser aplicados em forma de creme na pele ou podem ser ingeridos como comprimidos.
O uso externo não causa defeitos em embriões no primeiro trimestre de gravidez. Cremes com Tretinoina ou Isotretinoina podem ser usados sem se preocupar com uma possível gravidez.

Ao contrário os retinóides ingeridos: Neste tipo de tratamento é absolutamente preciso que mulheres façam uma contracepção segura para evitar uma possível gravidez. Caso contrário o bebê vai nascer malformado.
Para ambos os sexos é preciso fazer controles de laboratório regulares da função do fígado em caso de tratamento interno. No começo mais frequentemente, pois retinóides podem prejudicar a saúde do fígado. Também neste caso é importante ter paciência, começar com dose leve de 5mg, aumentar somente depois de duas semanas para 10mg, caso que as funções do fígado permanecem normais. E mais tarde para 20mg, que muitas vezes não é necessário. Pressa é contraindicada.

 

O lema mais importante para todo tratamento médico chama-se: “Nil nocere” (latim: não prejudicar).

Repito: no tratamento da acne são dieta e estilo de vida importantes para diminuir a inflamação. Alimentos ricos em gordura com doce, p.ex. chocolate ou tortas com creme, aumentam a inflamação no corpo, pioram ou provocam a acne. Também leite e seus produtos. Este é o resultado de um estudo francês. Mas já antes conheciam os dermatologistas todos estes efeitos negativos agora confirmados por estudo.

 

Lembre: É a dose que faz o veneno.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados