Doenças cardiovasculares e uso de Varfarina (Marevan ou Coumadin)

Dicas para pacientes com doenças cardiovasculares e uso de  Varfarina (Marevan ou Coumadin)

Informação para poupar vidas.

 

Por favor, leia atentamente este informativo sobre anticoagulantes. Aprenda tudo. Estas informações poupam possivelmente sua vida.

Varfarina bloqueia no fígado a produção de fatores coagulantes

Coagulação sanguínea normal é necessária para evitar sangria e morte em caso de lesões. No entanto, tem situações clínicas nas quais o sangue forma coágulos nas veias (trombose).

Pode de repente haver uma parada circulatória aguda (infarto) num órgão, p.ex. nos pulmões, coração, cérebro, rim, intestino ou membros.

O tratamento com anticoagulantes reduz – mas não elimina completamente – o risco de embolia e trombose, ajuda assim a evitar infartos num órgão.

Varfarina, p.ex. Marevan ou Coumadin, é um medicamento que diminui a coagulação normal do seu sangue, dificultando no fígado o trabalho de vitamina K no seu receptor: Varfarina é um antagonista de vitamina K, membro da família química de “cumarinas”.

 

Sempre que entra num consultório de médico, dentista ou outro profissional da área médica, informe logo, antes de qualquer tratamento:
“Eu uso Varfarina (Marevan ou Coumadin) por causa de….!”.
Este é o meio mais seguro para prevenir danos indesejáveis por tratamento médico.

Lembre-se, que para evitar sangramentos internos durante a terapia com anticoagulantes você nunca deve receber injeções num músculo, a menos que o médico mesmo o faça conscientemente e sob precauções especiais.
Injeções na veia, na pele e injeções subcutâneas são permitidas. No entanto, isso só deve ser decidido pelo médico mesmo!

 

Varfarina comprimidos contém 1mg ou 5mg

A terapia não pode ser interrompida, mesmo se outro médico lhe pedir.

Sempre peça ao médico para entrar em contato com este médico que indicou o uso de Varfarina.

Nunca pare tomar sua medicação sem o entendimento entre estes dois médicos.

 

O grau de anticoagulação está medido como I.N.R. (International Normalized Ratio – medida de normalização internacional para a coagulação do sangue; veja no fim deste informativo) ou R.N.I. Dependendo da dosagem de Varfarina a inibição da coagulação do sangue é mais forte ou mais fraca.

 

Sem controle do I.N.R. (R.N.I.) a terapia com Varfarina está perigosa, causando facilmente sangramentos internos

Quanto mais alta a I.N.R., maior o risco de sangramentos internos. E menor a coagulação.

Com terapia adequada, a coagulação é apenas parcialmente reduzida, nunca completamente. Caso contrário, a pessoa em questão poderia sangrar até morrer.

 

É absolutamente necessário verificar o efeito da terapia em intervalos regulares e eventualmente corrigi-lo.

Somente assim a terapia será segura. Os controles devem acontecer mais frequentes no começo da terapia, p.ex. após o dia 3, 6 e 9 no começo da terapia, depois eventualmente cada semana, cada duas semanas ou cada mês, sempre dependendo da estabilidade da I.N.R. e da taxa atual.

 

Anticoagulantes como Varfarina devem ser tomados como prescrito, religiosamente.

Lembre que a prescrição do medicamento aconteceu por causa de uma doença crônica que está somente tratável, não curável. O trabalho do medicamento consiste em redução do perigo iminente de uma trombose ou embolia mortal. Caso que você quer reduzir este medicamento por própria conta, não espere que ele faça seu trabalho bem feito.

 

Aconselho tomar sua Varfarina sempre à noite.

O sentido é este: ir pela manhã ao laboratório, receber a tarde o resultado e corrigir a dose eventualmente à noite. Caso você esqueça, ainda pode tomar a dose logo na manhã seguinte!

Pequenas lesões cotidianas podem sangrar um pouco mais tempo que normal.
Não é motivo de preocupação. Trate-se como de costume: desinfecção, pressão três a cinco minutos, possivelmente bandagem sólida.

 

A vida ativa, prevista nos nossos genes, diminui o risco de trombose

Viver uma vida ativa é uma ótima medida para evitar tromboses e ajuda o organismo de se manter saudável

Varfarina diminui o perigo de trombose no organismo todo. Mas o medicamento não pode oferecer 100% de segurança. Viver uma vida ativa como previsto nos nossos genes é a melhor prevenção de evitar acidentes vasculares.

 

Em caso de hemorragia forte consulte imediatamente um médico de plantão.

O paciente com uso de Varfarina deve levar consigo sempre um carnê com todas as datas e as I.N.R. do passado e presente. Seu médico pode assim ver, se as taxas das I.N.R. são estáveis ou instáveis. Em caso de acidente, sangramento externo ou interno, colapso ou outro incidente, os agentes de saúde podem se informar e tomar as medidas necessárias, mesmo sendo você talvez inconsciente.

Lembre-se, você é o dono dos seus dados e informações e você é este, que os deve fornecer. Confie exclusivamente em você mesmo. Dependendo da evolução das taxas, o médico pode permitir intervalos mais longos ou mais curtos para fazer o próximo controle.

 

Forneça seu carnê também ao farmacêutico, com as taxas atuais, pois muitos alimentos e medicamentos são capazes de alterar a coagulação do sangue e, portanto, o valor da I.N.R.

As informações feitas acima aplicam-se também a todos os medicamentos de uso contínuo, de venda livre como analgésicos, laxantes, tônicos, até mesmo suplementos vitamínicos. Informe sempre todos os médicos ou outros profissionais da área de saúde, que você está tomando Varfarina, caso que você recebe medicamentos deles.

 

Nunca mais use um anti-inflamatório: eles causam frequentemente sangramentos internos, que podem levar a morte.

 

Comida saudável contém vitaminas para o corpo poder funcionar normalmente

Dietas não são recomendadas, elas alteram sua I.N.R. com perigo de provocar sangramentos.

 

Alimente-se como sempre

De preferência com um alimento saudável. Com comida que sua bisavó ainda reconhecia como comida. Evite exageros em qualquer sentido.

 

 

Sim, vegetais verdes e feijão contém vitamina K e aumentam a taxa desta vitamina no seu sangue, podem assim influenciar sua I.N.R.

Mas você pode e deve comer eles, porque quer ficar saudável. Legumes e leguminosas, incluídos os verdes, fazem parte de uma comida saudável e são indispensáveis por causa das vitaminas, micronutrientes e fibras!
Lembre-se: cinco vezes ao dia você deve comer legumes, leguminosas e frutas.

 

Importante: Coma a mesma quantidade de vegetais todos os dias.

 

Verduras contém as vitaminas, minerais e fibras necessárias

Deixe assim um equilíbrio em nível alto, mas estável entre coagulação e anticoagulação, entre vitamina K e Varfarina. Isto ajuda a manter sua I.N.R. estável.

 

Nunca faça dietas forçadas para perder peso (controle de peso é somente possível com quantias normais de comida, bastante movimente corporal, pouco álcool, pouco doce e massas).

 

 

 

Teor de vitamina K em alguns alimentos:

  • Alto teor de vitamina K em todos os tipos de folha verde, repolho e couves, em ervas de cozinha, espinafre, soja, chá preto, em todos os miúdos, especialmente coração de galinha.
  • Teor médio de vitamina K em batatas, trigo integral, feijão, azeite de oliva, óleos de milho, canola e soja, fígado, rim, carnes e gema de ovo, castanhas de caju.
  • Baixo teor de vitamina K em azeite de girassol, coco, amendoim, em manteiga, produtos de leite, peixe, cebola, tomate e frutas.

 

Em caso de viroses, infecção, vômitos e diarreia, febre ou estresse excepcional, o seu I.N.R. pode ser modificado.

A próxima verificação de coagulação deve ocorrer logo: informe qualquer médico de plantão. Faça logo o controle da I.N.R. Cada médico pode pedir e avaliar sua terapia com Varfarina.

Fezes pretas, urina avermelhada ou uma repentina dor de cabeça anormal podem indicar uma hemorragia interna:
Informe qualquer médico disponível o mais rápido possível.

 

O que também influencia a I.N.R.:

  • Viagens e outras condições nutricionais e/ou climáticas influenciam seu organismo e a coagulação do sangue.
  • Álcool: você pode tomar uma pequena quantia de vinho, de cerveja ou de licor. Quantidades maiores de álcool influenciam a coagulação do seu sangue!
  • Tabagismo aumenta a coagulação do sangue e, portanto, deve ser interrompido. O tabagismo é um dos causadores mais potentes de lesões vasculares. Os danos vasculares são justamente seu problema!

 

O que significa a I.N.R. (R.N.I.)?

I.N.R. 1: o sangue tem coagulação normal
I.N.R. 2: o sangue é duas vezes mais líquido que o normal (o tempo até a coagulação é duas vezes mais longa que o normal)
I.N.R. 3: o sangue é três vezes mais líquido que o normal (o tempo até a coagulação triplicou)
I.N.R. 4: o sangue é quatro vezes mais líquido que o normal – perigo agudo de sangramentos internos. Suspenda a terapia com Varfarina. Procure imediatamente um médico de plantão.

 

Uma I.N.R. bem ajustada está sempre entre 2 e 2,5. Somente em casos especiais o I.N.R. precisa estar entre 3 e 3,5.

 

Comer todo dia verduras e legumes abastece o organismo com todos os micronutrientes necessários e também com vitamina K. Com nível alto de vitamina K no corpo será mais fácil deixar o I.N.R. estável.

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados