Demência e síndrome de Alzheimer

Demência e síndrome de Alzheimer

Como o estilo de vida influencia nestas doenças

 

Demência: o declínio de neurônios com diminuição de capacidade de processamento

O desenvolvimento de uma demência tem geralmente múltiplas causas.

Na aprendizagem sobre demências aprendi uma frase que me parecia muito importante. A frase diz:

“Somente 10% das demências são pura demência de Alzheimer. E somente 10% das demências são puramente demências vasculares (causadas por arteriosclerose). Mas 80% das demências tem partes das duas.”

Esta frase é muito promissor, pois sabemos que doenças vasculares podemos hoje tratar muito bem, caso que nós médicos temos um paciente entendido.

 

Outra coleção de dados diz que 40 de 100 demências são exclusivamente causadas por somente doze fatores de risco.E nas restantes 60 demências estes 12 fatores aceleram e agravam o progresso da demência:

 

1. Nível baixo de formação,

2. Pressão arterial alta ou não suficientemente tratada,

3. Obesidade especialmente na idade entre 30 – 50 anos de vida,

4. Diabetes mellitus,

5. Tabagismo,

6. Alcoolismo excessivo,

7. Inatividade corporal,

8. Depressão,

9. Isolação social e solidão,

10. Perda auditiva,

11. Trauma cerebral,

12. Poluição do ar,

 

sendo a falta de atividade corporal e o hábito de fumar os fatores mais impactantes. Frear ou desacelerar este processo é mais eficiente ao tratar ao mesmo tempo vários destes fatores de risco.

Atividade física ativa hormônios no corpo e deixa o indivíduo mais contente, mais autoconfiante e mais forte. Estas sensações emocionais são resultado dos hormônios endorfina, serotonina, diidroepiandrostendiona, que aumentam num corpo ativo.

 

Mas quero adicionar…

…uma alimentação boa e equilibrada fornece todas as vitaminas e todos os minerais necessários para o corpo poder funcionar normalmente.
O profissional de medicina sabe que a taxa de vitaminas do complexo B é importante em doenças neurológicas e psiquiátricas, já que nestas doenças quase sempre tem uma deficiência comprovada.

Um estudo mostra que o folato, vitamina em plantas verdes, não é só importante no começo da vida para o embrião se desenvolver direitinho. Folato parece ter sua importância também na idade avançada. Neste estudo é a mortalidade e demência em idosos aumentada, quando a taxa de folato é encontrada abaixo do normal.

Outro estudo diz claramente que as pessoas com o consumo mais alto de folhas verdes têm a menor incidência da demência de Alzheimer.

Não se pode dizer com certeza, se a demência é a causa e em consequência uma alimentação deficitária ou se vice versa a falta de verduras frescas ajuda de desenvolver a demência.
O que se sabe é que o cardápio mediterrâneo associado a um estilo de vida saudável ajuda a deixar todos os vasos mais saudáveis. O cardápio mediterrâneo ou sua irmã, a MIND-diet, repesentam uma alternativa boa para todos que por herânça ou estilo de vida temem de desenvolver este tipo de demência.

 

“Le microbe n’est rien, le terrain est tout.” – O micróbio é nada, o ambiente é tudo   (Pasteur, médico francês)

Pasteur, um médico francês, estava convencido que matar a bactéria não adianta, caso que o ambiente seria muito favorável para esta bactéria. Em outras palavras: não adianta tirar os sapos do pantanal. Quem quer viver sem sapo, precisa secar o pantanal.

Em outubro 2023 apareceu um novo estudo, mostrando que nas lesões de Alzheimer no cérebro encontra-se proteína de fungos, especialmente do fungo Candida albicans. É este o mesmo que causa também inflamações nas bocas de bebê, no intestino, nas vaginas e vulvas de mulheres, nas dobras dos obesos. O fungo Candida albicans é em geral relacionado ao consumo de muito doce, muito açúcar aberto ou escondido.

O meu professor de dermatologia explicou este problema assim: um morador cria um vaca leiteira, dois porquinhos e 20 galinhas para o próprio sustento. Estes produzem uma certa quantia pequena de fezes e urina todo dia. Agora imagine a criação de 10.000 porcos numa fazenda: essa quantia de fezes e urina todo santo dia causa um problema enorme.
Assim na pele e nas mucosas: a flora normal causa na pele problema nenhuma aliás protege a pele, também as mucosas sabem lidar com sua flora intestinal normal. Mas caso uma bactéria é capaz de se reproduzir em quantia desmesurada, os produtos do metabolismo dela vão irritar e talvez até destruir a pele e/ou a mucosa.

Todos nós temos este fungo no nosso intestino. Quem come adequado aos seu próprios genes, tem somente uma quantia insignificante no intestino. Mas quem adora muita bolacha e doce, mantém no seu intestino uma criação destes fungos. Isto faz mal, porque os produtos do metabolismo dos fungos irritam e depois danificam não somente a mucosa intestinal, senão também a barreira sangue-cérebro, como agora sabemos. Assim o fungo tem acesso a esta área severamente restrita e pode causar danos cerebrais.

A conclusão: O novo estudo sugere que os agregados tóxicos de β-amilóide no cérebro, que são característicos de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, são formados tanto pelo próprio cérebro como por C. albicans.

Acho que vale a pena viver mais segundo as regras dos nossos genes.

 

A regra é esta: Tudo que o corpo precisa, ele fornece na qualidade suficiente. Tudo que ele não precisa, ele desfaz impiedosamente para economizar energia.

Mioquinas, procedentes de músculatura ativada, são mensageiros hormonais e imunomoduladores. Tem um impacto bastante positivo a respeito de tempo e qualidade da nossa vida. Mioquinas tem forte ação anti-inflamatória no corpo todo, ajudando o metabolismo ósseo, o metabolismo do pâncreas, do fígado, do intestino, do tecido gorduroso e ajudando a preservação dos vasos sanguíneos. Ajudam assim a diminuir a atividade de doenças autoagressivas como lupus eritematodes e artrite reumática.

 

As mioquinas, produtos musculares de atividade física, ajudam na saúde do cérebro, na formação de novas células cerebrais e assim na preservação da capacidade cognitiva.

Na idade avançada uma alimentação saudável com bastante folhas, tubérculos, raízes e leguminosas, muito peixe do mar e pouca carne não é sempre praticada. A comida pode ser menos variada especialmente em pessoas idosas ou desdentadas, a mastigação e assim a pré-digestão podem ser insuficientes.
A suplementação temporária com um polivitamínico, que contem as vitaminas do complexo B (especialmente as vitaminas B1, B6, B12) e os minerais magnésio e zinco, ajuda a produção de energia intracelular no cérebro, já que sem bastante energia nenhuma célula funciona bem.

Seria bom aprender: Tratar a si mesmo tão bem como aos outros…

 

P.S. Após muitos anos de busca científica tem agora as primeiras pistas para a prevenção da doença de Alzheimer. Pesquisadores alemães encontraram num modelo de verme miúdo (Caenorhabditis elegans) a célula neurônica zero, essa, com a qual começa todo o processo degenerativo. Isto permite se concentrar agora neste tipo de células humanas e desenvolver um marcador que permite identificar pessoas com esta doença muito mais cedo.
Também foi encontrada uma sustância solúvel, TREM2, que está produzida pela microglia a partir do momento em que se formam proteínas falsas com dobragem errada, chamadas Amilóide-beta (Aß), nas células neurônicas do cérebro. Amilóide-beta está encontrado em grande quantidade na doença de Alzheimer. TREM2 corrige estes erros.
A quantia de TREM2 pode ser usada como marcador da atividade da doença de Alzheimer. Possivelmente podem ser desenvolvidas terapias que aumentam a atividade de TREM2.

 

 

Ajude seus amigos a ficar informados também

Artigos relacionados